SWAMI DAYANANDA
TRADUÇÃO : HUMBERTO J. MENEGHIN
publicada originalmente no www.yoga.pro.br
PARTE III– A PESSOA É LIVRE
CONHEÇA A PESSOA LIVRE DA PERSONALIDADE
Como você rejeita as reações? Primeiro
você deve perceber que as reações se originam da confusão havida no papel que
uma pessoa representa. E, então, você tem que resolver a confusão estando bem
familiar com você mesmo, o Ser, o purusa, que podem ser apenas apreciados.
O Ser, não comprometido/livre, que não
responde, o ser despido que não qualifica as coisas como boas ou más, é você
mesmo. Sempre quando você se depara com a natureza como o céu azul, as
estrelas, as flores, os pássaros, você diz: “É belo”. Nesse momento você é uma
pessoa contente.
Quando você está sobrecarregado, a sua
mente está ocupada ou impaciente e você não é capaz de enxergar o belo; você não
tem tempo, um tempo livre para você. Mas quando você está desocupado, não leva
muito tempo para que você aprecie o que é belo. Agora, quando você diz : “Isso
é belo”, você enxerga beleza “nisso”.
Você é o Ser satisfeito, o belo. Se
você diz: “Isso é belo”, isso é um prazer; mas, se você enxerga que “Eu sou
belo”, isto é meditação. Este sou eu, o Ser contente e satisfeito sou eu. Se
você vê isso durante toda vez que vivencia prazer, todo bhoga, o prazer se
torna Yoga, a apreciação do Ser.
Essas são ocasiões que brotam de você,
essa pessoa silenciosa e compreensiva. A personalidade com centenas de gostos e
aversões e cobranças que normalmente vem à tona para responder ao mundo é
silenciada por certas situações esmagadoras; situações que são à primeira vista,
profundas, enraizadas, agradáveis.
Uma pessoa, um acontecimento, uma cena,
até mesmo uma piada, podem fazer surgir essa pessoa que aprecia, que
compreende. Quando você se vê nessa felicidade ou alegria ou silêncio, isto é
auto- apreciação, auto-reconhecimento, auto-aceitação e há a mudança, a
oportunidade para você se familiarizar-se com você mesmo.
Este é o jeito de se ver livre das
reações porque se torna evidente de que as reações não pertencem à pessoa, pois
elas vêm da confusão havida no papel que se representa. Quando esta
discriminação, discernimento vem à tona, reações não podem perdurar.
A PERSONALIDADE É FALSA
Uma coisa boa sobre reações é que elas
são falsas. Entenda que a pessoa é real porque ela é sempre a mesma, sempre
presente, em silêncio, radiante. A reação ou a personalidade é falsa porque
está sujeita a ser repudiada. Em sono profundo ou em momentos de alegria, a
personalidade é deixada de lado, mas a pessoa permanece.
A pessoa está mesmo lá mesmo até quando
a personalidade está reagindo a situações. É o papel que depende de mim, eu sou
independente do papel. Então o papel não é real, nem irreal. Isto é mithya. Mas reações são
falsas. Ambas, ações e reações não me contagiam, a pessoa.
Elas me atingem, me afetam, apenas
porque há ignorância e confusão sobre a pessoa e o papel. Nós não nos
interessamos em olhar para a natureza da pessoa. Isto é puramente falta de
atenção. É como um abandonado, sem teto. Prestar atenção ao Ser torna-se
meditação.
Você tem que reconhecer que as reações são
falsas. Esta é a única coisa que não criará problemas a longo prazo. Alguns
dizem que você tem profundas impressões dentro de você porque em você se
comporta como tal. Mesmo se as profundas impressões estiverem lá, elas são
falsas. Elas não tocam/atingem o “Eu”.
Se elas atingirem o Eu, você não pode
apreciar nada. Quando você contempla uma flor ou olha para o céu como são, onde
estão as impressões ou samskaras ou vasanas? Elas não vem à tona. O Ser é
sempre puro; sempre permanece o mesmo. Não se junta a nada a tempo algum; nunca
se reúne a dependência ou impureza.
Raga, dvesa, vasanas, literalmente
falando nada está no Ser. Tudo o que você tem é a mente com algumas lembranças.
A totalidade do problema é nada mais do que reações construídas, as quais eu
mencionei antes, pertencem aos papéis e então elas são apenas tão verdadeiras
quanto os papéis. Uma onda não tem uma realidade por si só, tem sua existência
na água.
Água é satyam, real e a onda é mithya,
falsa. A onda é um papel que a água assume: então o nascimento e a morte da
onda ou a sua grandeza ou pequeneza são tão verdadeiras quanto a onda, isto é,
não importa o que elas são. O que importa é a água, a qual é sempre a mesma,
não importando quais tipos de ondas e as ondas não deixam impressões ou samskaras
na água.
Similarmente, não deixam impressões no
Ser. Se eu tenho que representar papéis e todos incluindo o Swami tem que
representar papéis, eu tenho que me tornar familiar comigo como uma pessoa,
livre dos papéis. Isto é meditação.
A MEDITAÇÃO É UM ENCONTRO COMIGO
A meditação que estou falando é a
meditação descrita pelo Senhor Krisna naBhagavad Gita:
[VI–25]
Faça a mente permanecer em si mesma e então não pense em mais nada.
Faça a mente permanecer em si mesma e então não pense em mais nada.
Em meditação é importante saber quem medita. Existem vários tipos de meditações que prevalecem hoje em dia. Alguém quer que você olhe para a ponta do nariz e um outro alguém, entre as sobrancelhas. Eles pedem para você olhar aqui e ali e eles pedem para você imaginar alguma coisa no interior.
Mas, quem é aquele que medita? Se o
meditador tomar conta da meditação, tomará conta de si mesmo. Eu diria,
meditação é um encontro com você mesmo – nada mais. Você pode dizer que é um
encontro com o Senhor que resulta no encontro com você mesmo, apenas. Se é um
encontro com você mesmo, você tem que se libertar dos papéis. Você deve ser A,
a pessoa e não o papel B, C, D...etc...
Normalmente eu não me deparo com A; eu
sempre me vejo com B,C, D... Portanto, meditação é justamente se manter com
este ensinamento: Eu deveria saber o que A é, o que a pessoa, o Ser é. Em
segundo lugar, apenas se conscientize de A. Um encontro comigo mesmo está
abrigando os papéis.
São os papéis que criam reações. Você
geralmente reage nos papéis e então todas essas reações estão embutidas na
personalidade a qual se torna um reator, uma reação marcante! E então,
geralmente não há ator.
Seja você mesmo, desprendendo-se de
todos os papéis e isto é meditação que é a ação suprema – significando,
ausência de ação. Você desiste de todas as ações, fica consciente de si mesmo
como pessoa. Isto é uma coisa muito importante, alguém se conhece a si mesmo e
também desiste do pai que está embutido, da filha que está embutida, da esposa
que está embutida, da mãe embutida...
Então, os três poderes – o poder de
conhecer, o poder de desejar e o poder de agir – estão sob meu comando.
Portanto, meditação, como um programa, se torna necessário. Eu vou lhe dar um
programa adequado que não é muito difícil.
Você se senta em uma postura relaxada.
Fecha os olhos. Agora apenas seja você mesmo, livre dos papéis, crie situações
na mente, como o céu azul, montanhas, etc... Você quer que o céu azul seja
diferente em algum aspecto? Não, apenas olhe para o céu azul. É belo. Não o céu
azul que é realmente belo; você que é belo.
Quando você aprecia o céu azul, você é
uma pessoa que não exige. Olhe para você mesmo; veja como você é alguém que
aprecia/compreende. Uma pessoa que está satisfeita com o Ser, esta é a pessoa
que você é, muito atenta, consciente.
Deste modo para ser você mesmo, pense
nas estrelas. Deixe o céu ser enfeitado com estrelas. De novo olhe para você
mesmo. Pense nas montanhas...uma formação de nuvens, um por do Sol... um nascer
do Sol... o Oceano. Olhe para eles. Visualize as árvores...flores...flores
vivas nos arbustos. Olhe para os pássaros, que voam livres pelo céu...apenas os
visualize mentalmente.
Agora olhe para você. Como se sente?
Você é uma pessoa simples, satisfeita e muito consciente. Você é você, sem
exigir; sem raga, sem dvesa. Não diga que os pássaros são belos e por isso você
os quer! Neste momento, eu somente quero ser eu mesmo. Familiarize-se com esta
pessoa que não exige.
Agora visualize situações as quais
geralmente provocam reações em você. Primeiro visualize as situações tais como
as estrelas, árvores, céu etc. as quais não provocam qualquer reação em você.
Agora visualize situações que provocam reações em você.
Suponha que há uma pessoa que o magoou
profundamente ou que o destino tenha lhe roubado alguma coisa ou lhe privado de
alguma coisa ou que a morte tenha levado alguém de você. Olhe para essas
situações e veja como você reage em termos de tristeza e raiva.
A meditação consiste em olhar para
essas situações com referência à pessoa anterior – a pessoa relacionada com o
céu; a pessoa que prevalece quando você aprecia as estrelas, o céu, as
montanhas, os rios que não exige, a pessoa apreciativa/compreensiva.
Tente trazer aquela pessoa para
suportar/abater as situações que normalmente provocam reações em você. Olhe
para as situações e por mais sérias, graves elas possam ser, aceite-as como
elas são.
Se uma situação requer uma resposta de
você, se a situação precisa de uma mudança, faça tudo o que tenha que ser
feito, procure mudar se isto torna a situação fácil ou mais confortável. Isto
não requer uma reação, mas isto requer uma ação.
Sentado para meditação, você se olha
nessa situação para a qual você pode ter raga, isto é, você quer que alguma
coisa aconteça ou você pode ter dvesa, isto é, você pode não gostar que alguma
coisa esteja por perto.
Com referência a quaisquer dessas
situações, você se vê, satisfeito, uma pessoa não exigente e todas aquelas
reações pendentes e embutidas devem desaparecer, porque como eu disse antes,
elas são falsas. As reações não tem status por si só – não existem vasanas ou
qualquer coisa. Existem apenas lembranças – nada mais do que isso.
Você tem alguns desejos, etc...
Deixe-os lá. Se existe o subconsciente, o inconsciente, deixe-os lá; não se
importe com eles. Você é apenas uma pessoa simples que é livre, intrinsecamente
livre, de qualquer aflição. Este é você, Você não faz nada para ser você. O
fogo não faz nada para ser quente.Você não faz nada para continuar sendo você.
Você não medita. Você apenas é, o simples, o ser consciente.
Esse estado cônscio de si mesmo em cada
situação cessa as reações acumuladas, as quais formam a personalidade. Você é
apenas uma pessoa. Uma pessoa é sempre apenas uma pessoa, que tem compromissos
a cumprir, papéis a representar e roteiros a seguir. Isto é muito simples, isto
é ação. A personalidade é criada por reações, uma vez que a pessoa sempre age.
Om Tat Sat!
Leia a AÇÃO E REAÇÃO - PARTE I em:
Leia a AÇÃO E REAÇÃO - PARTE II em:
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