21 de setembro de 2015

YOGA SEM IMPEDIMENTOS




HUMBERTO J. MENEGHIN


Comprometer-se com a prática regular de ásanas pode ser difícil para alguns; mas, para outros não há quaisquer impedimentos, vide o exemplo do professor de Yoga turco, Kazim Gurbuz, de 95 anos e o da “meninona” Valerie Sagun como ela mesma se identifica, que superando limitações, levam a prática a sério; ela por estar além do peso e ele por estar na melhor idade.


Yoga é para todos, mas muita gente deixa para depois o que poderia estar fazendo agora ou ainda estaciona-se num patamar confortável e se esquece de que se o Yoga é para todos, deve ser praticado e estudado continuamente e não de vez em quando e olhe lá.


O turco Kazim Gurbuz tem 95 anos de idade, mas como divulgado através das mídias digitais, aparenta ter no máximo 50; mas cá entre nós, talvez passe por uns 70, tudo porque vem praticando Yoga regularmente há muitos longos anos e com isso a saúde e vitalidade que colheu o manteve bem disposto para enfrentar os sobes e desces da jornada.


Aos 41, após um acidente que o deixou muito debilitado, o que o paralisou da cintura para baixo, utilizou a prática como coadjuvante à recuperação dos movimentos.


Gurbuz ainda diz que é o poder da mente que o ajuda a permanecer jovem e que se soubermos usar o cérebro corretamente podemos regenerar os músculos e o sistema nervoso e quem sabe chegar ao 130 anos de vida.


Doutra ponta, a instagramer, Valerie Sagun, copiando uma outra que está na mesma situação, não considera o excesso de peso um impedimento à prática de ásanas; ou seja, que Yoga não é apenas para pessoas magras e flexíveis. 


Praticando ásanas há quatro anos, a big gal, menina grande anda se saindo muito bem realizando algumas posturas que nem mesmo praticantes que estão com o corpo físico em ordem conseguem fazer.


Para ela, Yoga não tem a ver com o físico, mas, sim, com a mente e pensamentos positivos. Por ter sido muito ansiosa e tido depressão, a prática consistente ajudou-a a superar essas limitações.


Através das imagens que divulga no instagram, a praticante quer arrecadar cerca de 4 mil US$ entre os seguidores para poder fazer um curso de formação e se tornar professora de Yoga. Mas, será que se arriscar em pedir uma bolsa ou bom desconto para participar de uma formação seria a opção mais viável?


Tanto o professor turco quanto a instagramer que está com excesso de peso podem servir de bons exemplos àqueles que querem manter a regularidade na prática e colherem benefícios positivos, sem sombra de dúvidas. No entanto, esperamos que o aspecto interno também esteja ampliando-se e contribuindo para torná-los mais centrados e livres.

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário