24 de setembro de 2015

O LEGADO DE SWAMI DAYANANDA SARASWATI




HUMBERTO J. MENEGHIN


Foi ontem, 23/09/2015, por volta de 10:20 da noite, horário da Índia, que o Swami Dayananda Saraswati, aos 85 anos, desencarnou em seu Ashram em Rishikesh. Se existia alguém que verdadeiramente podia ser chamado de Mestre era Swamiji, que imerso em sabedoria, simplicidade, didática e bom humor, sabia como ninguém despertar o interesse de seus discípulos na busca do Conhecimento Védico.


Autor de inúmeros livros, ensaios, Swami Dayananda Saraswati teve a grande missão de formar outros muitos professores versados no ensino védico e dentre eles alguns Mestres de grande destaque que com ele conviveram e aprenderam a essência das Escrituras para continuarem a disseminar a Luz do Conhecimento em várias partes do planeta.


Suas aulas, palestras e encontros para responder às perguntas que lhe faziam eram muito concorridos, seja nos estudos que ministrava em cursos de longa duração ou em Vedanta Camps.


Além de fundar o Arsha Vidya Pitham situado numa das margens do sagrado rio Ganges, em Rishikesh, em 1960, Swamiji também construiu o Arsha Vidya Gurukulam, em Coimbatore, um instituto muitíssimo importante no que concerne a estudos Védicos e mais um ashram na Pennsylvania, Estados Unidos.


Aliado ao ensinamento que transmitia, Swami Dayananda também apoiava diversas ações filantrópicas como o movimento Aim for Seva que começou em novembro de 2000 e que traz assistência médica, educacional e nutricional incluindo infraestrutura a muitos cidadãos que vivem em lugares remotos da Índia.


Narendra Modi, primeiro ministro da Índia, aquele que institucionalizou o Dia Mundial do Yoga, o tinha como Guru, e visitou swamiji dias antes de sua passagem para a esfera espiritual.


Ficam as lembranças, as palavras, os sons dos mantras que ele entoava, os sábios ensinamentos expostos nos livros que escreveu e a voz firme e agradável que está nas gravações em áudio de seus estudos.


Ainda bem que ele deixou alguns Mestres bem formados que transmitem a Tradição Védica como se deve: sem rodeios, com presteza, discrição, simplicidade, confiança, seriedade e muita sabedoria.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário