28 de setembro de 2015

BABY BAKÁSANA: VOCÊ A CONHECE?




HUMBERTO J. MENEGHIN


Para quem não tem olho clínico para identificar a postura que vê alguém praticar, a Baby Bakása pode ser confundida com a Karandavásana, a postura do pato, que faz parte da segunda série do Ashtanga Yoga. Como o próprio nome diz, o Bebê Bakásana, tem parentesco próximo com a postura do corvo, que muita gente conhece, já executou ou continua tentando chegar lá.



O Baby Bakasana, ou seja, o Bebê Corvo, segue praticamente os mesmos passos que se realizam na Karandavásana incluindo uma boa pitada da Bakásana, sem ostentar a abertura de quadril que as pernas em Lotus trazem à postura do pato.


Para executar o Baby Bakásana, o praticante deve seguir as seguintes ações:


a)     Faça de conta que você vai realizar a postura do corvo, Bakásana; então, coloque-se inicialmente de cócoras, em Malásana, logicamente com os joelhos dobrados. Trazendo a atenção para os calcanhares e as plantas dos pés, aproxime os dedões e mantenha os joelhos separados.


b)     Depois, posicione as mãos sobre o mat, à sua frente, observando o mesmo alinhamento com os ombros para, então, dobrar os cotovelos e colocar os antebraços sobre o tapetinho, mantendo-os paralelos entre si. No entanto, evite que os cotovelos se desalinhem apontando para fora. Se achar que deve envolva-os com uma fita para obter mais firmeza.


c)     Assim, eleve o quadril com cuidado e apoie os joelhos nas partes superiores externas dos braços ou se preferir e achar mais confortável junto aos tríceps nas partes posteriores dos braços, ao mesmo tempo em que surge a ação de trazer as pernas em direção ao centro do corpo, acompanhada de mais peso.


d)    Na sequencia, traga o olhar um pouco mais além das pontas dos dedos das mãos e comece a arredondar a parte alta das costas. E, estando agora na ponta dos dedos dos pés perceba a sensação de equilíbrio. Elevando um pé e depois o outro, pressione os joelhos às partes superiores dos braços. O peito vem um pouco mais à frente e você retira ambos os pés do chão, trazendo os calcanhares em direção aos glúteos.


e)     Em relação ao solo, a elevação é mínima. No entanto, procure permanecer no Baby Bakásana por cerca de três a cinco respirações, principalmente sem tencionar a musculatura do pescoço para então retornar os pés ao chão, expirar e desfazer a postura do Bebê Corvo.


Quem se identifica com a postura e a pratica tem como benefício o fortalecimento e a tonificação dos ombros e braços adicionado a um alongamento nas costas enquanto melhora a concentração e equilíbrio. No entanto, aos que acharem-na, à primeira vista, tola, experimente-a; não apreciando-a, deixe-a.


Harih Om!

Um comentário:

  1. Uau! Achei mais difícil do que o Bakasana! Nunca tinha feito. Gostei!! Gratidão por este ensinamento Humberto!

    ResponderExcluir