14 de setembro de 2015

É OFICIAL: NA ÍNDIA, YOGA AGORA É ESPORTE!




HUMBERTO J. MENEGHIN


Campeonatos, competições para ver quem faz o ásana mais perfeito já existem pelo mundo afora faz algum tempo, inclusive na Índia. No entanto, agora, o ministro do esporte desse país, Onkar Kedia, decidiu reconhecer o Yoga oficialmente como esporte categorizando-o como uma disciplina prioritária, pois assim pode se conseguir maior apoio financeiro e promoção. Mas, será que esse “mal” é necessário? Ou transformar Yoga em esporte não está com nada?


Ninguém jamais poderia acreditar que justamente na Índia, berço do Yoga, a prática algum dia fosse formalmente tornar-se mais uma modalidade esportiva, passível de num futuro não tão distante assim estar nos Jogos Olímpicos.


No entanto, sustentando a premissa de que Yoga é uma atividade física recreativa que alivia o estresse e ansiedade, praticada pelo grande público e também por esportistas profissionais, o ministro do esporte da Índia, ao oficializar o Yoga como esporte, na verdade almeja criar mais empregos, ou seja, reconquistar um terreno que empresas de seu país poderiam estar investindo em contrapartida das estrangeiras que se destacam e lucram na produção e vendas de produtos relacionados ao Yoga, melhor dizendo, à prática de ásanas.


Yoga como esporte pode ser muito bem aceito por uma grande maioria das pessoas leigas neste assunto. Para outros isso não combina de jeito nenhum e seria meramente considerado um desvio de finalidade, cedendo lugar a competições e à himsa, violência, e não à Liberação, Moksha.


Harih Om!

Um comentário:

  1. Bacana! Não se trata de yoga ou filosofia de vida e sim, um aproveitamento dos ásanas com outra finalidade. Cada um com seu karma. Om.

    ResponderExcluir