30 de julho de 2023

QUEM PRATICA YOGA?

 


HUMBERTO J MENEGHIN


São as mulheres, é claro. Numa sala com dez pessoas, a maioria das que praticam Yoga são mulheres. No entanto, algumas vezes um ou dois homens fazem parte do universo de praticantes de ásanas, a minoria. E, por que as mulheres são as que mais praticam e até chegam a se aprofundar no estudo do Yoga?

Os homens como atividade física preferem jogar futebol com os amigos, lutar jiu jitsu, se dedicar à musculação. E o Yoga pode aparecer na vida deles quando de repente tem contato com a prática de ásanas e relaxam.




Outros mais se voltam ao Yoga por causa da meditação, a redução do estresse e até na forma de terapia, como por exemplo acabar com dores nas costas, dormir melhor e ativar a produção hormonal.


Claro que as mulheres também buscam esses benefícios que a prática de ásanas e a meditação entregam ao longo do tempo. E, ainda mais, algumas se encantam com a fluidez apresentada numa boa aula de vinyasa Yoga ministrada por uma professora competente que aprecia dar dicas de bem viver às alunas e postar coisas interessantes nas redes sociais.

 



Os idosos com certeza fazem parte do universo de prativantes de Yoga. Na maioria das vezes as pessoas da melhor idade buscam o Yogaterapia e também se socializar com as outras pessoas. 


Praticar ásanas mais acessíveis, pranayamas e a meditação são apreciados; no entanto, as sequências de posturas mais dinâmicas na maioria das vezes não são preferidas e/ou indicadas.

 

Muitos e muitas, tantos idosos como praticantes na faixa dos trinta anos, adoram a prática do Yoga Hormonal para a menopausa, andropausa e diabetes, métodos criados pela professora Dinah Rodrigues, em vista dos muitos benefícios  eficazes colhidos pelos praticantes assíduos.

 


E as crianças? Anos atrás a prática de ásanas dirigida aos meninos e meninas se destacou com a publicação de livros, vídeos aulas e programas na televisão. 


Mas será que isso foi apenas “o momento Yoga para crianças” ou hoje em dia ainda praticam? É verdade que há boas escolas tanto particulares e algumas públicas que oferecem a prática de ásanas para crianças e também adolescentes.

 

E por falar em adolescentes, praticar Yoga mesmo que por meia hora, permite mostrar aos jovens que há algo mais agradável no tapetinho do que minutos passados frente a tela de um smartphone.

 



A ansiedade, cada vez mais presente nos dias atuais na vida das pessoas é aliviada para os que tem o Yoga como aliado


Quando a ansiedade aparece, uma luz amarela acende e os praticantes param, reconhecem o momento, tomam consciência e buscam uma das ferramentas que o Yoga nos presenteia: realizar um pranayama para acalmar, se entregar a uma boa postura restaurativa, fazer um mudra, entoar um mantra por alguns minutos, identificar os pensamentos invasivos, deixá-los de lado; concentrar-se e tentar meditar.


Sim, as mulheres são a maioria das que praticam e estudam Yoga, porque são intuitivas, curiosas e interessadas em buscar o conhecimento. 

No entanto, alguns homens quando entram em contato com a prática através de um professor ou professora qualificado(a), pegam firme, vão em frente e levam a prática como compromisso definitivo na vida.
Dizem que o Yoga é para todos, e é mesmo!

Harih Om!

HUMBERTO J. MENEGHIN
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. 

Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia

Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  

 estudou e praticou com professores de Yoga americanos em 6 conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 

MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br 

Curta/LIKE:

https://www.facebook.com/ADOROYOGA/


Nenhum comentário:

Postar um comentário