15 de novembro de 2010

PRATICAR? COM QUE ROUPA?



HUMBERTO MENEGHIN

Uma pergunta mais do que comum feita por alguém que se inicia na prática do Yoga é: que tipo de roupa uso na prática? Geralmente a recepcionista do espaço ou o professor diz para vestirem uma roupa confortável, podendo até ser uma das que se usam para fazer ginástica, alguns completam. No entanto, conforme estampa a figura acima, a conhecida cantora Gaga compareceu à prática de Yoga num estúdio nova yorquino usando camiseta e uma calcinha vermelha, bem sexy.

Tudo bem que Gaga é uma artista que no momento está bastante em voga, inclusive copiando a mesma técnica de marketing adotada por outra cantora famosa que todos nós conhecemos. É certo que aparecer na mídia vale tudo, mas permitir-se a praticar Yoga vestindo uma roupa inadequada não condiz com o bom senso daqueles que levam a prática e o estudo da filosofia milenar com seriedade e respeito.



Na era em que é comum praticar ásanas sem qualquer roupa, como propagado em alguns estúdios de algumas cidades norte americanas, preocupar-se com o tipo de roupa  que a praticante e o praticante devem usar durante a prática de Yoga  parece não ser tão importante assim; no entanto, observar alguns parâmetros é de bom tom.


Inicialmente, além de a roupa para a prática, ser confortável, a praticante e o praticante, devem, na verdade, sentir-se bem. Recomendável que a veste não seja tão apertada e justa ao corpo, pois a execução de certos ásanas, em especial aqueles que demandam torção, extensões e outros alongamentos, pedem que o corpo se movimente à vontade, sem qualquer tipo de pressão; pois, se houver qualquer tipo de pressão decorrente de uma roupa apertada no corpo do praticante isto poderá incomodar e até causar marcas pela pele e machucar. Com isso, certos praticantes poderão até passar a detestar a prática de Yoga e abandoná-la de vez.  


Uma boa dica é usar calças ou shorts feitos com material extensível, permitindo que o corpo se alongue sem dificuldades durante a aula, lembrando que tops para as praticantes ou camisetas, além de serem confortáveis e extensíveis no tecido podem ser mais justos.


Nos pés não há necessidade de calçados durante a prática, que idealmente é feita sem meias, ou seja, descalço(a). Porém, existem meias com material aderente na base que permitem que os praticantes não escorreguem, o que não ocorre caso usassem meias comuns. Observação: a higiene dos pés é muito importante, pois você não quer que nenhum tipo de odor incomode aqueles que praticam a seu lado.


Atualmente algumas confecções produzem roupas para a prática do Yoga que são feitas com fibras de algodão orgânico. A vantagem disto é que este material traz um conforto a mais e faz com que o corpo respire melhor; contribuindo o consumidor, de uma forma saudável, com a preservação do meio ambiente.


Um outro aspecto a considerar quanto ao tipo de roupa a se usar durante a aula de Yoga é se ela também irá ajudar a absorver o suor produzido durante a execução dos ásanas mais dinâmicos; se a roupa trazer este benefício, parabéns. Caso contrário, uma toalhinha a disposição será uma mão na roda.


Além de se levar em consideração o custo e o estilo da roupa que usamos para praticar, o que prevalece em primeiro lugar é o conforto que a peça traz. Pois, mais vale adquirir uma roupa para prática confortável e com preço acessível do que uma que seja mais cara e fashion, ou seja, uma roupa que também pode ser usada perfeitamente fora do momento da prática.


Para os praticantes do sexo masculino, sabemos que o quesito roupa não é tão preocupante assim, pois um shorts confortável e uma camiseta já são o suficientes. Mas, se o praticante sentir muito calor e preferir praticar sem camiseta, tudo bem, desde que observe o quesito higiene. Cabe reforçar que o uso de sungas mínimas e apertadas devem ser evitadas.


Outro ponto a ser dito às praticantes é quanto ao uso de bijuterias e perfume. Aliás, bom mesmo nem vir com bijuterias espalhadas pelo corpo para a prática de Yoga e que o perfume escolhido seja de um aroma bem discreto; evitando, assim, incomodar aqueles que não suportam perfumes fortes.


Por fim vale lembrar que também cabe aos professores de Yoga se vestirem com discrição e asseio, pois, queiram ou não queiram são o exemplo e o espelho em que os alunos irão se mirar. 

Se quiser saber mais sobre este assunto é só conferir o artigo: “Roupas para praticar Yoga: são caras?”

http://yogaemvoga.blogspot.com.br/2013/06/roupas-para-yoga-sao-caras.html


Harih OM!

2 comentários:

  1. Me lembro em Mysore as alunas de Pathabi Jois, as australianas e americanas principalmente, se vestiam com bigkini e top, cada corpão sarado, tipo academia de ginástica.Distrações acontecem com esse tipo de display e comparações entre todos. Enfim o "distri"vai para outro lugar!

    ResponderExcluir
  2. Agora aqui em Mysore as coisas estao bem diferentes. Sharat pede discricao na maneira de se vestir nao so dentro do shala, mas tambem nas ruas da cidade. E importante sempre respeitar a cultura e os costumes do lugar.

    ResponderExcluir