31 de março de 2023

OLHA O QUE ELA FAZ NA YOGA! TAMBÉM QUERO!

 


HUMBERTO J. MENEGHIN


Março veio e ela começou a praticar Yoga num espaço novo e arrumadinho da cidade. Tomou conhecimento do estúdio via link de uma rede social e como a escola de Yoga ficava a poucos quarteirões de onde morava, num bairro alta renda, isso facilitou. Fez uma aula presencial com uma professora toda Zen e gostou da Yoga. Mas, na segunda aula, notou que algumas das posturas eram difíceis de serem executadas e sentiu-se incapaz de fazê-las, não conseguindo acompanhar as outras alunas que executavam aquela postura do corvo, bakásana, com maestria.

 

Sim, a professora de Yoga passou uma versão mais fácil da postura do corvo que se resumia em ficar de cócoras e elevar um ou outro calcanhar. 

Mas, isso não era o suficiente para ela porque já queria nessa aula fazer a bakásana como aquelas duas alunas ao seu lado faziam, desenvoltas e com equilíbrio, ficando quase trinta segundos se equilibrando com as mãos!




A prática seguiu e por sua alegria, mesmo ainda não conseguir tocar os pés, numa flexão, viu que as outras posturas eram acessíveis. 


Foi então que as mesmas duas alunas fizeram aquela postura que fica de ponta cabeça, sirsásana (?), é isso? E ela foi convidada a fazer uma postura, que deixa as pernas para cima apoiadas na parede com o corpo em 90 graus.

 

Não que a aula não tinha sido boa, sentiu-se bem após o relaxamento final, mas pelo fato de não ter conseguido fazer a postura do corvo como aquela duas fizeram, isso a deixou frustrada.

 

Um novo aluno ou nova aluna que começa a praticar ásanas viável é participar de uma turma específica voltada a iniciantes onde primeiramente o Hatha Yoga Tradicional é transmitido ou um vinyasa leve onde o flow não vai demandar muito do esforço do praticante.


Até mesmo o Ashtanga Vinyasa Yoga pode ser ensinado de uma forma mais light e acessível, construindo aos poucos a sequencia da primeira série, apresentando as variações dos ásanas, sem demandar aquela rapidez e desenvoltura de quem já pratica há anos. Idem para as outas “Yogas” dinâmicas.


A aluna que já queria fazer a bakásana nas aulas que inicia, querendo de imediato fazer o que a colega ao lado faz, deve ter a consciência que a construção de uma postura desafiadora demanda prática e boa orientação do professor ou professora qualificada que ensina, para que o ásana em si seja firme, confortável e seguro.

 





É verdade que uma ou outra aluna ou aluno, incrivelmente, pode conseguir executar bakásana na primeira tentativa, mesmo que fique três segundos em equilíbrio.

 

Se elas fazem determinada postura desafiadora numa prática de ásanas ao seu lado, veja que isso levou muito tempo de prática e dedicação com a orientação de um professor de Yoga qualificado que soube ensiná-las de uma forma correta seja durante as aulas ou num workshop espefícifo que ensina a construção de algunas posturas que são desafiadoras incluindo variações.


Nada é impossível. Para essa aluna que não conseguiu realizar a postura do corvo logo nas primeiras aulas, se persistir e para ela fazer bem, ao longo do tempo fará progressos. 

Mas, se porventura não chegar lá, isso não deve se tornar impedimento de continuar investigando a prática e o estudo do Yoga.

Harih Om!

HUMBERTO J. MENEGHIN
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. 

Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia

Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA.  

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  

 estudou e praticou com professores de Yoga americanos em 6 conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 

MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

 

Curta/LIKE:

https://www.facebook.com/ADOROYOGA/


Nenhum comentário:

Postar um comentário