31 de dezembro de 2022

GANESHA RESOLVE



HUMBERTO J. MENEGHIN


Om Gam Ganapataye Namaha é o mantra feito para Ganesha não só com a intenção de cultuá-lo, mas também para buscar a remoção de um obstáculo seja no plano material ou não. Mas, será que Ganesha resolve ou parece que mais obstáculos são colocados no caminho ao invés de serem removidos?

Esencialmente sabemos que sempre é bom mantermos a conexão contínua com a deidade com quem nos identificamos no hinduísmo ou com o santo que temos fé no catolicismo, para que nos traga auxílio nos momentos que precisamos.


Para tanto muitos quase que diariamente oram, rezam, repetem um mantra em japa nos momentos em que tudo corre bem na vida, sem aquela cobrança de que algo seja solucionado ou atendido pela deidade ou santo.


No entanto, algo dá errado e mais outro algo também dá errado ao mesmo tempo e  então o nervosismo, a agitação tomam conta e o(s) problema(s) parece(m) que não se resolve(m) principalmente se o problema ou problemas envolve(m) outra(s) pessoa(s) para resolvê-lo(s).

 

Tudo antes que corria bem e estava organizado sai dos trilhos e diante deste transtorno alguns se sentem perdidos e até mesmo sem verem uma luz no final do túnel.


No entanto, alguns param e se perguntam. O que há de tão grande neste problema? A resposta pode aparecer de imediato ou não e então a pergunta é feita diversas vezes até que uma resposta ou sinal apareça.


Aquele que considera Ganesha como uma deidade que possa ajudá-lo decide retomar a entoação do mantra Om Gam Ganapataye Namaha, dentre muitos outros deste deus hindu, deixando claro à Ganapati que busca uma solução, esclarecimento e o desfazimento de algo que está bem enrolado.




O mantra é realizado e nada parece se desenrolar. Tudo continua a mesma coisa e as pessoas envolvidas na situação até parecem nem estar aí para que tudo se solucione.

Ganesha não está ajudando, está me deixando na mão. Muitos podem pensar.


No entanto, quem tem que começar a correr atrás é a pessoa, o devoto que quer uma solução. Sim, pode imaginar, visualizar como quer que a situação termine e enfim agir, sabendo que as ações a serem feitas são inspiradas e direcionadas por Ganesha.


A entoação de Om Gam Ganapataye Namaha continua; no entanto, adiciona um mantra complementar e paralelo feito antes desse mencionado. E o mantra ou afirmação é: Ganesha resolve, Ganesha resolve, Ganesha resolve ...




E então, o primeiro problema que antes se apresentava emperrado se resolve como resultado das ações realizadas e incrivelmente no mesmo dia outro problema também tem um desfeixo satisfatório.


Quem antes parecia estar imerso em pelo menos dois problemas que pareciam não se desenrolar, se sente mais leve e reconhece definitivamente que Ganesha resolve!

Harih Om!

HUMBERTO J. MENEGHIN
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos.  

Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia

Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  

 estudou e praticou com professores de Yoga americanos em 6 conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 

MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

Curta/LIKE:

https://www.facebook.com/ADOROYOGA/


Nenhum comentário:

Postar um comentário