5 de julho de 2015

DANY SÁ ASHTANGA YOGA SHALA




HUMBERTO MENEGHIN


O primeiro passo para quem quer abrir um espaço de Yoga é encontrar o local, tarefa que leva certo tempo e dá um pouco de trabalho, pois não basta apenas achar o imóvel adequado, se não sentir aquele algo mais que imediatamente diz: É aqui! E, foi na rua Cupertino Durão, no Leblon, Rio de janeiro, que Dany Sá abriu a sua Ashtanga Yoga Shala.








Logo quem chega já nota que o número que está na fachada adornada com pedras é o 36! Que auspicioso! A porta de entrada, em madeira, pintada em branco, trabalhada com motivos quadriculados, no alto de uma pequena escada também em pedra, está aberta para receber os praticantes para as práticas de Ashtanga Yoga/Mysore e para algumas aulas de Hatha Yoga.








Antes de os alunos irem para a sala principal há um cômodo onde podem se trocar e deixar seus pertences num dos armários e colocar os sapatos no espaço adequado, logo abaixo. 



















Há um azulejo com a imagem pintada de Ganesha pendurado numa das paredes, que provavelmente a Dany trouxe da Índia já pensando em colocá-lo na sua Casa de Yoga no Brasil.


As paredes e rodapés da sala principal onde Dany ministra as práticas aos alunos são pintadas em branco, o piso em compensado de madeira e o teto foi esteticamente rebaixado.











Móbiles coloridos, que na verdade são luminárias que contém velas, descem do teto trazendo uma atmosfera de introspecção ao ambiente. Ao meio, pela parede temos as imagens emolduras de três grandes mestres: Shankaracharya, Pattabhi Joys e Krishnamacharya.








Pela frente onde Dany Sá costuma praticar e meditar, ao seu lado direito, sobre uma pequena mesa em vermelho e algumas almofadas, está o altar para Ganesha, representado numa significativa estátua em madeira. Do lado oposto, numa outra mesa menor, também em madeira, tem-se um porta retratos com a imagem de Pattabhi Jois. 













A palavra “Love”, amor está mais á frente, num dos cantos do Shala, esculpida em madeira com três borboletas espertas. A imagem de Sharath Jois está num quadro ao lado de outro que traz a seqüência de ásanas que compõe uma das séries da prática.


A sala conta com ar condicionado e iluminação natural que vem por uma grande janela característica da arquitetura original do imóvel, o que contrasta com as madeiras que estão na parede oposta, com um relógio acima, que acentua o acolhimento no ambiente.








A Shala de Dany ainda tem uma área externa, onde num deck os praticantes e amigos podem se reunir para conversarem. Destaque para as almofadas quadradas com motivos coloridos e as cadeiras em madeira.









Ja tinha um tempo que eu estava querendo meu cantinho para dar aula. Algo não tão grande, pois não quero ser empresária do Yoga, quero manter minha prática e ter mais contato com os alunos que estou acompanhando na prática. Meu Shala tem cara de casa, tamanho médio, cabem 10 alunos confortável e 13 mais apertado. Fica no bairro mais charmoso do Rio, o Leblon, na quadra da praia. E bem aconchegante e ficou bem decorado. Acho que na nossa loucura do dia a dia falta um lugar onde os alunos possam ser acolhidos. Espero que um dia vc venha aqui conhecer! Bjs.”Dany Sá


“Meu Shalinha nos detalhes finais e ficando cada dia mais lindo! Muito feliz por mais um sonho realizado!”


Projeto e execução @contrasteinteriores







“As aulas já estão fluindo na maior energia!” Para mais informações:


Harih Om!

3 comentários:

  1. Om Yoga, já assisti muitos vídeos da Dany, parabéns pelo seu espaço.

    ResponderExcluir
  2. adoraria praticar lá mas devido ao joelhos, hipertiroidismo e aumento de peso, não pratico mais ashtanga. caso tenham outras modalidade, gostaria de saber. agradecida
    shanti ohm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mais informações entre em contato com https://www.facebook.com/danysayoga/?fref=ts

      Excluir