9 de julho de 2015

CIDADE RUSSA VOLTA ATRÁS E LIBERA O YOGA E O PRESIDENTE VLADIMIR PUTIN DECLARA QUE QUER PRATICAR




HUMBERTO MENEGHIN


Dias atrás os habitantes da cidade russa de Nizhnevartovskin receberam a notícia da proibição de se praticar Yoga no município; mas, devido à repercussão mundial que esta ordem teve, voltaram atrás e liberaram o Yoga. Em contrapartida, no encontro dos BRICS que aconteceu nesse mesmo país, o presidente Vladimir Putin declarou que quer praticar.


Para início de conversa o Yoga não precisa ser liberado de nada, porque quem na verdade vai se liberar são os praticantes que adotam a prática e o estudo consciente com regularidade.


A celeuma quanto à proibição de não se praticar Yoga em Nizhnevartovskin tal qual determinou o fechamento das portas de dois estúdios da cidade, deu-se porque algumas autoridades, em especial o oficial de segurança pública, melhor dizendo, secretário, sustentava a idéia equivocada de que Yoga é de natureza oculta, mística, religiosamente destrutiva, e que se trata de lavagem cerebral e não exercício físico.


Logicamente essa proibição não agradou os praticantes da referida cidade e teve grande repercussão noutras partes do mundo que se contrapuseram a essa decisão, digamos, meramente pessoal, devido à ignorância da autoridade sobre a verdadeira essência e finalidade do Yoga.No entanto, notaram o vexame e decidiram permitir a prática na cidade.


O interessante de tudo é que o Yoga vem sendo praticado e ensinado na Rússia há vários anos sem ter sido considerada sectária, com a informação de que mais de um milhão de russos praticam, dez vezes mais em relação à quantidade de pessoas que praticavam há vinte anos atrás.


Com certeza o primeiro ministro da Índia Narendra Modi, um dos maiores divulgadores da prática, idealizador do dia mundial do Yoga, sabendo disso sugeriu que o presidente russo Wladimir Putin experimentasse a prática algum dia.


Faixa preta em karatê, Putin declarou que: “Uma coisa que eu nunca fiz é Yoga. Mas, é definitivamente tentador. Eu vou tentar fazer o melhor de acordo com as minhas habilidades esportivas”.E, ainda completou: “Quando você vê os verdadeiros Yogis, parece impossível alcançar tal perfeição. E isso é o que me tem feito ficar de fora”.


Esperamos que Putin encontre um excelente instrutor para praticar ásanas e que desvincule a ideia de que se deve ter uma boa habilidade esportiva para tanto.  E, que o Yoga continue na cidade de Nizhnevartovskin, sem qualquer preconceito.

Harih Om!


Nenhum comentário:

Postar um comentário