7 de fevereiro de 2014

“SUBWAY” VAI RETIRAR O AZODICARBONAMIDE DO PÃO: ELEMENTO QUÍMICO USADO NOS YOGA MATS





HUMBERTO MENEGHIN


Azodicarbonamide é um daqueles elementos químicos presentes na matéria prima da maioria dos Yoga mats que conhecemos incluindo os solados de vários calçados esportivos. Para o espanto de uns e de outros não, esse mesmo elemento, o azodicarbonamide, também faz parte da composição química daqueles pães compridos, conhecidos como subs, que a rede Subway americana vende em seus estabelecimentos.












Banido de vários países da Europa como Inglaterra e também da Austrália, o azodicarbonamide, até então vem sendo utilizado para compor a química dos subs que junto ao recheio que é feito ao gosto do freguês serve para de uma forma rápida e consistente encher o estomago dos que o consomem.







Notando que essa química poderia estar sendo prejudicial à saúde dos consumidores americanos a empresa está em processo de retirá-los totalmente dos subs que comercializa; no entanto, o azodicarbonamide continua bem presente num produto daquela lanchonete do palhaço, em croissants vendidos na cafeteria considerada convencional na América, mas um luxo em Terras Tupiniquins e ainda na composição de algumas marcas de pães de forma.














O emprego do azodicarbonamide 101, que dá elasticidade à borracha e que está na composição do nosso mat de cada dia, talvez seja lembrado quando o praticante acaba de adquirir o tapete para prática de ásanas e sente aquele odor químico bem característico que demora dias para deixar de ser percebido.

Esse elemento químico de nome complicado de se ler e de se pronunciar, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, causa reações alérgicas, desencadeia problemas respiratórios e ainda provoca asma.








O anúncio de que os pães utilizados nos subs da cadeia Subway contem o azodicarbonamide foi feita em primeira mão pela ativista Vani Hari do website Food Babe, que iniciou um abaixo assinado que já conta com 64.000 assinaturas para pressionar a referida lanchonete a retirá-lo da química dos pães.


Veiculado um vídeo sobre o assunto pela própria Vani Hari, isso levou a Subway a iniciar as ações necessárias para a remoção do azodicarbonamide do produto que comercializa.


E no Brasil? Será que por aqui o azodicarbonamide também consta da química dos subs  que se consomem e ainda dos inúmeros pães de formas e outros produtos alimentícios vendidos nos supermercados?

Sim. Infelizmente o azodicarbonamida está na lista de ingredientes de dois pães de formas de marcas bem conhecidas aqui no Brasil. É só verificar na embalagem. 


Diante disso, será que já não está na hora de os praticantes de Yoga banirem o consumo desses pães de formas e ainda o uso de tapetinhos que contém o azodicarbonamide 101 e outros produtos químicos prejudiciais à saúde ?

A Sheherajad do SBT Brasil que o diga!


Harih Om!

2 comentários:

  1. Por que não dão nome aos bois logo de uma vez? Se tem duas marcas famosas de pães que usam esse palavrão aí por que não divulgar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris: pondo fim a sua curiosidade, os básicos da Pullman e da Nutrella.

      Excluir