20 de outubro de 2013

YOGA: A ARTE DA TRANSFORMAÇÃO





HUMBERTO MENEGHIN


“Yoga: A Arte da Transformação” é o nome da exposição de arte histórica sobre Yoga que acontece desde 19 de outubro deste ano, 2013, no museu Smithsonian de Washington, D.C., Estados Unidos. Muito embora tenha se iniciado com alguns dias de atraso devido à paralisação dos funcionários da referida instituição, a primeira exposição de arte que relata um pouco sobre a História do Yoga tem a previsão de se estender até 26/01/2014.









Contando com cerca de cento e vinte peças indianas que vão desde esculturas, pinturas, manuscritos ilustrados, partes de templos, ícones devocionais datados do terceiro século bem como do início do século passado, o acervo provem de vinte cinco museus e de coleções particulares espalhadas ao redor do mundo.












Aberta durante o outono do hemisfério norte, especificamente na Galeria de Arte Arthur M.Sackler do Smithsonian, “Yoga: A Arte da Transformação” tem como destaque três pedras monumentais de deusas yoginis do templo Chola, datadas do décimo século que nessa exposição foram reunidas pela primeira vez.




Outras peças que merecem ser apreciadas são os dez fólios, ou seja, gravuras que trazem a primeira compilação ilustrada de ásanas feitas pelo imperador Mughal no ano de 1602, as quais nunca foram exibidas juntas. Acompanhando-as, outras pinturas, fotografias mais recentes e livros, que trazem significados profundos e contribuem para revelar a história do Yoga e seus mistérios.








Organizar uma exibição de arte deste porte não é uma tarefa fácil. No entanto, com a excelente estrutura do complexo de Museus Smithsonian de Washington e ainda com o patrocínio de pessoas e empresas como the Friends of Freer|Sackler, Whole Foods Market, Art Mentor Foundation Lucerne, The Alec Baldwin Foundation, Chandrika and Ranjan Tandon, The Ebrahimi Family Foundation, Nancy and Hart Fessenden, May Liang and James Lintott, Susan and Michael Pillsbury, Mrs. Arthur M. Sackler, Catherine Glynn Benkaim and Barbara Timmer, IndiaTourism, the Together We're One crowdfunding campaign e a Yoga Journal, a exposição “Yoga: A Arte da Transformação” é uma boa oportunidade para todos os que se interessarem em apreciá-la e  conhecer um pouco mais sobre a história do Yoga em si; não se esquecendo, que exposições permanentes existem no Museu Nacional de Nova Delhi, Índia e ainda no British Museum de Londres, Inglaterra.  









Segundo consta, dizem que a exposição “Yoga: A Arte da Transformação” posteriormente seguirá para San Francisco,CA. Para maiores informações sobre essa exposição é só acessar esse link: http://www.si.edu/Exhibitions/Details/Yoga-The-Art-of-Transformation-4911


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário