HUMBERTO MENEGHIN
Mencionada em escrituras como o Yajur Veda, Vajasaneye Samhita
e o Taittareya Brahman, considerada
mãe do Universo, a que protege e elimina os sofrimentos dos devotos, Durga, se
manifesta durante o Navaratri em nove formas distintas. Parece uma novidade
inesperada saber que além da imagem tradicional que temos de Durga ela ainda
conte com outras silhuetas, tal como se fosse uma simples mortal assumindo
vários papeis na vida: desde mãe, esposa e a que exerce uma profissão. No
entanto, nutrida de um poder único que contribui com a criação, preservação e
destruição do mundo, cada uma das nove formas possui nuances distintas e
significados especiais.
Mencionadas na Devi
Kavacha da escritura Chandipatha, as
nove formas da Deusa Durga são essas:
SHAILAPUTRI
A primeira entre as Navadurgas é Shailaputri.
Significando, literalmente, filha das montanhas, também conhecida como Sati Bhavani, Parvati ou Hemavati,
filha de Hemavana – o rei do
Himalaia, seu culto se realiza no primeiro dia do Navaratri, as nove noites
divinas. Montando um touro e carregando um tridente e uma flor de Lótus em suas
duas mãos, Shailaputri personifica o
poder de Brahma, Vishnu e Shiva.
BRAHMACHARINI
Sendo aquela que pratica austeridade devocional e
que nos ilumina com a magnífica encarnação de Durga, Brahmacharini é a segunda forma da Deusa-Mãe que é adorada no
segundo dia do Navaratri. Eivada de grande poder e graça divina, Brahmacharini traz um mala na mão direita e um utensílio com
água na esquerda e está feliz, pois concede felicidade, paz, prosperidade e
graça a todos os devotos que a adoram. Nutrida de imensa alegria e felicidade, Brahmacharini é o caminho para a
liberação: Moksha.
CHANDRAGHANTA
A terceira faceta da Deusa Durga que é adorada no
terceiro dia do Navaratri é Chandraghanta.
Chandraghanta possui uma meia-lua, Chandra, em sua testa, na forma de um ghanta, ou seja, um sino; e, é por esse
motivo que ela é chamada de Chandraghanta,
a que encanta. Com a aparência brilhante e dourada, em cima de um leão, ela
traz paz, tranqüilidade e prosperidade para vida do devoto. Esta manifestação
de Durga possui três olhos e dez mãos nas quais detém três armas. Mensageira da
bravura, possui grande força para lutar na batalha contra os demônios.
KUSHMANDA
Kushmanda é a quarta forma da Deusa Mãe que é venerada no
quarto dia do Navaratri. Montando um leão,
ela tem oito ou dez mãos e porta em algumas delas armas e um mala. O significado do nome Ku- shu- anda é peculiar: Ku – um pouco; ushma – calor; anda – ovo
cósmico. Então, Kushmanda é aquela
que é considerada a criadora do universo, pois quando o universo não era mais
do que um vazio cheio de trevas, a luz de Kushmanda
se propagou em todas as direções como os raios do sol.
SKANDA MATA
O quinto aspecto da Mãe Durga é conhecida como Skanda Mata, a mãe de Skanda ou Kartikeya, que foi escolhido pelos deuses como seu comandante na
guerra contra os demônios. Ela é adorada no quinto dia de Navaratri e está
acompanhada pelo Senhor Skanda na sua
forma infantil. Skanda Mata tem
quatro braços e três olhos. Em seu braço direito traz Skanda criança e na mão direita que está ligeiramente levantada
para cima há uma flor de lótus enquanto o braço esquerdo está a posto para
conceder bênçãos com a graça. No outro braço que está no lado inferior
esquerdo, que há um lótus, também está levantado. Com uma aparência brilhante, Skanda Mata muitas vezes é descrita como
sentada em um lótus .
KATYAYANI
A sexta forma de Mãe Durga é conhecida como Katyayani que é adorada no sexto dia do
festival Navaratri. A lenda por trás de seu nome diz que um grande sábio
chamado Kata, muito famoso e renomado
na linhagem de santos, foi submetido a longas austeridades e penitências a fim
de receber a graça da Deusa-Mãe. Kata queria
ter uma filha na forma de uma deusa; e, de acordo com a sua vontade e desejo
Durga atendeu seu pedido e então Katyayani
nasceu para Kata como um avatar de Durga.
SHUBHAMKARI
Esta é a sétima forma da Mãe Durga que é venerada
no sétimo dia de Navaratri. Ela tem a pele escura, o cabelo despenteado e uma
postura destemida. Um colar que adorna seu pescoço se ilumina como um
relâmpago. Com três olhos que brilham, chamas emanam de seu hálito e seu
veículo é o burro. A mão direita que está levantada é a que sempre concede
bênçãos a todos os que a cultuam, enquanto a mão direita inferior tem o poder
de dissipar os medos. Em contrapartida, sua mão esquerda superior detém um
espinho feito de ferro como arma e há uma draga na outra mão inferior. Como a
Deusa Kali, Shubhamkari é negra e na
mão direita porta uma espada que usa na batalha contra todos os males. Seu
gesto de proteção nos assegura a libertar-nos dos medos e dos problemas. Assim
é Shubhamkari, aquela que faz o bem.
MAHA GAURI
Maha Gauri é inteligente, pacífica e calma, adorada no oitavo
dia de Navaratri. Seu poder é inabalável e instantaneamente frutífero. Como
resultado de sua adoração, todos os pecados do passado, presente e futuro são
levados embora e os devotos se purificam em todos os aspectos da vida. Devido
às austeridades vividas nas densas florestas do Himalaia, Maha Gauri desenvolveu uma tez escura. Quando o Senhor Shiva a
limpou com a água do Ganges, seu corpo recuperou a sua beleza e ela veio a ser
conhecida como Maha Gauri, que
significa muito branco. Esta Deusa veste roupas brancas, tem quatro braços e
está montada em um touro. Sua mão direita adota um gesto que atenua o medo e na
mão direita inferior há um tridente. Por sua vez, a mão superior esquerda
segura um damaru, um pequeno tambor
com chocalho e a mão inferior tem o poder de conceder benefícios aos seus
devotos.
SIDDHIDATRI
Siddhidatri
é a nona forma da Deusa que é
adorada no nono dia de Navaratri e que tem
poderes curativos sobrenaturais. Com quatro braços, ela está sempre numa
postura encantadora e feliz. Para se movimentar ela cavalga um leão, abençoando
todos os deuses, santos, yogis tântricos e todos os devotos como uma
manifestação da Deusa-Mãe . Na Devi Bhagvata
Purana está mencionado que por adorá-la o Senhor Shiva foi abençoado com
todos os siddhis, ou seja, poderes
sobrenaturais. Por suas bênçãos, metade de seu corpo se tornou feminino e a
outra metade masculina no avatar de
Ardhnarishvara .
Om Dum Durgaye
Namaha!
Muito bom ter essas explicações aqui para quem busca conhecer! Grata
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