9 de julho de 2013

“ASANEIRAS” DO INSTAGRAM




HUMBERTO MENEGHIN


Não há nada de errado se deixar fotografar ou fotografar-se quando se está executando uma postura de Yoga. No entanto, quando as imagens são exageradamente exibidas via Instagram ou noutras redes sociais de uma forma incontrolável, a prática de um ásana até que bem feito acaba por ceder lugar a uma vaidade incontrolada de quem a isso se propõe. Vaidade à parte, o que realmente pretendem as “Asaneiras do Instagram”?


Aparecer. Sim, este é o principal motivo de alguém que diariamente “posta” fotos suas em ásanas nas redes sociais e que comumente são seguidas por amigos ou pessoas completamente desconhecidas que adotam o Instagram como um meio de comunicação social.

Mas, aparecer por quê? Aparecer para suprir uma carência, uma falta de atenção, para suprir a solidão, aparecer para se tornar uma pessoa conhecida e reconhecida, famosa, capaz de executar uma postura de Yoga difícil cuja imagem pode ser até compartilhada. Aparecer para quem sabe ser notícia e aparecer mais ainda.






Ou até mesmo, se a “asaneira” ou “asaneiro” for instrutor (a) de ásanas, usar essa ação é mero “marketing” pessoal; muitos fazem isso, as celebridades como a Gisele, a Britney fazem isso e são notícia. Por que não fazer o mesmo, mesmo que não se é uma celebridade? Isso pode dar um bom retorno como: mais alunos, aquela tão sonhada capa de revista ou se a sorte estiver do seu lado a participação num anúncio de uma roupa para praticar Yoga ganhando-se um bom cachê.


Celebridades de uns tempos para cá, geralmente que vivem na Terra do Tio Sam, postam tudo o que fazem inclusive a pratica de ásanas. Mas, essa simples mortal e até então desconhecida adotando a mesma linha, vai postando e postando suas fotos de Yoga e por consequência torna-se cada vez mais seguida por admiradores que sequer conhece.








Isso, num primeiro momento, faz muito bem para o ego da “Asaneira do Instagram”, pois jamais poderia imaginar que faria tanto sucesso nesse “Big Brohter” auto-virtual que se propõe cuja promoção foi até matéria do NYTimes!

Bem vestidas, produzidas propositalmente, algumas das “Asaneiras do Istagram” apareceram no jornal nova-iorquino num artigo específico onde houve destaque. 









Dentre elas está @LauraSykora, com mais de 257 mil seguidores, usando e abusando do armário embutido e até do marido para performar os ásanas. Pelo menos ela afirma que já pratica há dezesseis anos e que trabalha numa empresa de software, dizendo-se espantada com a súbita popularidade.









Outra “Asaneira do Instagram” é @masumi_g, que por coincidência é amiga da anterior. Com o mesmo esquema, afirmando que o que faz a diferença é uma boa câmera, Masumi já está com mais de 41 mil seguidores. Ela começou a praticar para aliviar uma dorzinha nos quadris e deu no que deu!








Como não poderia faltar, @GypsetGoddess  uma das “Asaneiras do Instagram” que mereceram destaque é instrutora de Yoga em Scottsdale, Az. Contando com mais de 44 mil seguidores ela já se fotografou em cenários como as Ilhas Galápagos no Equador e Chiang Mai na Tailândia. Tudo feito com seu iPhone e é claro com a ajudinha de alguma pessoa que por perto passava.


E para aquelas que gostariam de dar um upgrade nas suas instaphotos, se tiverem cacife o suficiente poderão contratar o serviço de um fotógrafo profissional que saberá enfatizar os melhores ângulos.

Será que você já viu ou conhece alguma “Asaneira do Instagram”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário