9 de janeiro de 2013

SÃO HOMENS E PRATICAM YOGA




HUMBERTO MENEGHIN


Não é de hoje que as mulheres são as praticantes mais assíduas de ásanas do Yoga, levando a crer aos menos informados que Yoga é uma prática essencialmente feminina, só para mulheres e não para homens. No entanto, sem excluir os homens que já praticam há muito tempo e que inclusive são professores e formadores de professores, parece que o interesse masculino pelo Yoga resolveu agora ganhar mais força, tudo porque alguns astros hollywoodianos mundialmente conhecidos começaram a divulgar abertamente que praticam Yoga. 















Formadores de opinião a favor do Yoga, atores como o “Iron Man” Robert Downey Jr, Chris Evans conhecido como “Capitão América”, que adotou como resolução de ano novo praticar mais Yoga, o “Wolverine” Hugh Jackman, que declara ter se tornado um fanático por culpa da Meg Ryan e Tobey Maguire que interpretou o papel de Homem Aranha, abertamente vegetariano e praticante assíduo, sem se esquecer de Christian Bale que encarnou Batman, Alec Baldwin que inclusive se casou com uma professora de Yoga, Adam Levine vocalista do Maroon Five, o star Matthew McConaughey e o veterano Sting, todos eles parecem que entraram de cabeça na prática, levando a crer que modalidades esportivas evidentemente mais indicadas para os homens foram deixadas em segundo plano, pelo menos por esses atores.


















É legal saber que um ator que encarna um super herói nas telas, na vida real, fora do papel, se dedica à prática de ásanas do Yoga, mesmo sabendo que as mulheres hoje em dia sejam as que mais se interessam pela prática. 


No entanto, num país como o Brasil, onde o Yoga parece que ainda não ganhou força e comprometimento, poucos são os homens que realmente abraçaram a prática, prevalecendo aqui, o público feminino o que mais pratica.










Mas, por que isso acontece? Por que o Yoga parece ser só para as mulheres? Que preconceito é esse que ainda faz com que a maioria dos homens não se interessem pelo Yoga?


Alguns podem alegar que o corpo do homem não é tão flexível quanto o da mulher e que isso os afasta de praticar ásanas


No entanto, sabemos que essa premissa não é totalmente verdadeira, pois há muitos homens que tem o corpo flexível como há mulheres que não são tão flexíveis assim.


Alguns outros ainda podem achar que alongar o corpo numa aula de Yoga por cerca de uma hora e quinze minutos é perda de tempo, e, em contrapartida, preferem malhar o corpo numa academia de musculação ou se dedicar a prática de alguma arte ou luta marcial.










E por falar em arte ou luta marcial, existem alguns professores que a elas se dedicam que chegaram a criar uma mistura de Yoga e Lutas tudo para que os marmanjos que gostam de uma adrenalina a mais se interessem por uma prática de ásanas que envolve movimentos de lutas. E, isso, parece que só pegou nos Estados Unidos.


A verdade é que por visualmente comprovarem que a maioria das pessoas que praticam ásanas do Yoga são mulheres, estressados ou idosos, alguns homens alimentam a tola e secreta ideia de que se se unirem a elas terão a sua masculinidade abalada frente ao grupo de amigos homens a que pertencem. 


No entanto, para aqueles que não ligam para isso, como por exemplo alguns surfistas, praticar Yoga é se despertar para o autoconhecimento e ainda buscar a plenitude, uma porta que se abre para a libertação.


No entanto, o curioso é que os grandes Yogis quase absolutamente são todos homens e os professores que se destacam em formar outros professores e professoras na maioria também são homens.











Então, só poderia mesmo caber a esses astros, modelos e formadores de opinião, que adotaram o Yoga como prática, definitivamente ajudar a quebrar a equivocada crença de que o Yoga foi feito só para as mulheres, pois os homens que são homens também praticam.


Harih Om!



CONTINUE LENDO EM:

AGORA SÃO OS HOMENS QUE SE RENOVAM COM O YOGA TERAPIA HORMONAL





Da mesma forma que as mulheres passam por uma diminuição significativa na produção hormonal no decorrer da vida, os homens não são exceção e sabe-se que a partir dos trinta anos de idade a testosterona vai diminuindo a cada ano. No entanto, quando chega aos cinquenta é que os sintomas da baixa hormonal nos homens começa a mostrar os seus sinais. ... LEIA MAIS EM http://yogaemvoga.blogspot.com.br/2016/03/agora-sao-os-homens-que-se-renovam-com.html#more





Um comentário:

  1. Olá. Concordo plenamente com o que você disse. Sou praticante e professor de Yoga há vários anos. Pelo menos no Ocidente, o Yoga acabou se tornando uma prática muito reconhecida pelas mulheres, mas isso é uma questão cultural que envolve não só o Yoga, mas quase todo tipo de esporte. Veja bem, praticamente o único esporte que é ainda "quase exclusividade do homem" é o futebol. Se você for numa academia de musculação, tá cheio de mulher, se for numa academia de arte marcial, já tem um monte de mulher, pilates então... Homem no Brasil só joga futebol, de resto, acha que é tudo besteira. Dá pra contar nos dedos das mãos o número de alunos homens que tive na sala em todos estes anos.

    ResponderExcluir