9 de setembro de 2012

AGORA ELA PRATICA COM O MARIDO



HUMBERTO MENEGHIN


Quem não se lembra daquele vídeo em que uma praticante de Yoga vestindo lingerie se entrega a uma sequência de ásanas, num quarto de hotel, enquanto seu homem parece continuar dormindo na cama? Com movimentos até que bem sincronizados, incluindo invertidas e paradas de mãos, esse filme promocional de uma grande academia americana deu o que falar e trouxe a repercussão esperada. Agora, para dar continuidade a essa promoção massiva sobre a prática de ásanas, outro filme abordando o mesmo tema se destaca; mas, desta vez, ela pratica Acro ou Partner Yoga com o marido.







Bem elaborado, tendo como pano de fundo o cenário de um lago e uma música que combina perfeitamente com os movimentos altamente sensuais que são realizados acrobaticamente pelos parceiros de ásanas, esse novo filme “viral” queira ou não queira quem o assiste aceitar, prende a atenção; prende a atenção pois quem testemunha a cena talvez queira saciar a curiosidade para saber o que pode acontecer no final.




Praticando com o marido, realmente marido mesmo e também professor de Yoga, a yogini, professora e praticante comanda a ação do início ao fim do filme. Sustentada pelo parceiro que lhe dá apoio com os pés e mãos, executando movimentos sutis, precisos e extremamente sensuais, a protagonista deste filme pode até causar inveja a algumas praticantes que a assistem, pois muitas gostariam de estar no seu lugar, movendo-se com sensualidade em poses que exigem equilíbrio e concentração, e, ainda, no comando, sendo sustentada por um homem. No entanto, para quem tem um olhar crítico, essa cena pode já ter sido vista antes numa apresentação circense daquele tão famoso circo canadense que roda várias cidades pelo mundo.




O Acro-Yoga nada mais é do que uma prática que mistura e combina ásanas com a acrobacia e, ainda, as artes de cura e tem por finalidade cultivar a confiança, a conexão e o envolvimento entre os que praticam.

Há duas vertentes que casaram ásanas com acrobaia. A primeira que se nomina Acroyoga, surgiu em Montreal, Canadá, em 2001 e além dos ásanas acrobáticos, movimentos da dança estão envolvidos. Jessie Goldberg e Eugene Poku são os seus disseminadores.

A segunda vertente do Yoga acrobático é o Acroyoga Inc., que apareceu na Califórnia e foi desenvolvida por Jason Nemer and Jenny Klein; e, nesta prática a Thai massage também está incluída.



No entanto, existem três papéis principais que a dupla de praticantes assumem em uma prática Acro-yoga: base, flyer, e spotter.
Base - é o praticante que tem a maioria das partes do corpo, principalmente o tronco, em contato com o solo, pois isso permite que ambos os braços e as pernas deem o máximo de estabilidade e apoio ao praticante que está por cima executando os ásanas. Os principais pontos de contato com o praticante parceiro são os pés que geralmente estão colocados na cintura ou abdômen do outro; e, as mãos, que se seguram pelos ombros. Assim, a base se reverte de estabilidade e aterramento.
Flyer – representando liberdade e equilíbrio dinâmico, o Flyer é o praticante que está por cima, elevado do chão pelo Base. O Flyer, voador, por sua vez, pode mover-se numa série de posições dinâmicas e isso geralmente acontece pois a gravidade acaba facilitando a prática para eles. No entanto, o Flyer precisa de equilíbrio, confiança e força do core, do Kanda.
Spotter – poderíamos dizer que seja o professor, aquele que observa e que tem uma visão objetiva dos praticantes, cujo foco é de certificar-se de que o Flyer desça com segurança em caso de ocorrer uma queda. O observador, que representa segurança e orientação, também pode fazer recomendações ao Base e ao Flyer no sentido de melhorar a execução da acrobacia de ásanas. Ainda, o AcroYoga envolve práticas terapêuticas lunar, solar e filosófica.


No entanto, para o leigo ou a leiga que se depara com um vídeo viral como esse que demonstra uma mulher fazendo acrobacias sobre os pés de um cara que está deitado pelo chão e ambos envolvidos em movimentos extremamente sensuais, poderá criar na mente um conceito equivocado sobre o Yoga e assim poderão conforme suas crenças, se afastarem ou se sentirem muito desejosos em adotarem o mesmo tipo de prática que o casal exibe no filme.

Alguns ou algumas outras que já praticam poderão achar esse filme bonito, sutil e que não há nada de mais mostrar a sensualidade de um casal de professores de Yoga numa sessão de Acro Yoga bem produzida. No entanto, não  devemos esquecer que a prática consciente não visa expor ou exaltar a vaidade e muito menos a sensualidade física de quem realmente pratica.

O vídeo da Equinox está aqui:


Harih Om!

2 comentários:

  1. Eu tenho ciumes da minha namorada praticando AcroYoga com outros homens, o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta mais obvia e vc tomar gosto pelo Acro e passar a praticar com ela.

      Excluir