30 de março de 2016

QUAL MENSAGEM O PRIMEIRO MINISTRO DO CANADÁ QUIS PASSAR AO FAZER MAYURÁSANA EM CIMA DA MESA DE TRABALHO?




HUMBERTO J. MENEGHIN


“Que é praticante de Yoga” esta é a resposta mais plausível para quem vê a imagem do Primeiro Ministro Canadense Justin Trudeau realizando a postura mayurásana em cima da mesa de trabalho, melhor dizendo, mesa de conferência. Muitos acharam o máximo, um exemplo a ser seguido, especialmente por outros políticos e pelo povo de um país como o Canadá que há pouco tempo teve o Yoga banido de uma Universidade por achar isso uma ameaça à cultura local.


É verdade que a esposa de Trudeau, Sophie Grégoire Trudeau é professora de Yoga e que o pai também exerceu boa influência no Primeiro Ministro porque também é/era praticante.



A foto em questão, que se tornou viral da noite para o dia, na verdade foi feita em 2013 e amplamente divulgada nas redes sociais por um professor de Yoga do Canadá, atraindo atenção de muitos mundo afora ao verem que uma autoridade tão importante executa perfeitamente bem uma postura de equilíbrio em cima de uma mesa.












Aos 44, Trudeau revelou que consegue fazer a mayurásana apenas sobre as bordas de mesas e parapeitos, o que não acontece no chão. 



No entanto, para alguns, a mensagem que o Primeiro Ministro canadense quis transmitir na imagem, nesta postura demasiadamente trabalhosa, é que ele é uma pessoa que tem equilíbrio, que é forte e firme perante as situações que lida no dia a dia na sua função, denotando poder, pois ao fazer essa postura onde o corpo se sustenta apenas com as mãos, o que não é para qualquer um, leva-se muito tempo, determinação e disciplina para ser conquistada plenamente.



No entanto, apesar do momento descontração, provavelmente ao término de uma reunião, não pega bem a uma pessoa tão importante fazer uso do cenário do ambiente de trabalho para fazer uma postura de Yoga sobre a mesa.


Muitos podem não dar importância a isso, mas outros mais conservadores acham que a credibilidade tenha sido diminuída e que uma mesa de trabalho não é um lugar próprio para “se brincar”, algo insignificante comparado ao que se passa em Terras Brasilis.


No entanto, se Justin Trudeau além dos ásanas que pratica estiver aplicando os princípios do Yoga na sua forma de gerir e governar o país, ele está no caminho mais do que certo, lembrando que na parte externa do Parlamento em Ottawa, práticas de Yoga tem sido muito frequentes já há algum tempo.

Harih Om!


Nenhum comentário:

Postar um comentário