22 de março de 2016

HOLI





SWAMI SIVANANDA
TRADUÇÃO: HUMBERTO J. MENEGHIN


Nos dias de outrora, havia comunidades de canibais na Índia que causaram muitos estragos. Eles ameaçaram a vida de muitas pessoas inocentes e uma delas era Holika ou Putana que tinha um  imenso prazer em devorar crianças. Sri Krishna destruiu-a e, assim, salvou as crianças pequenas. Ainda hoje, a efígie ou figura de Holika é queimada no fogo. No sul da Índia, a imagem do Cupido feita de barro é queimada e esta é a origem do grande festival de Holi.









Começa cerca de dez dias antes da lua cheia do mês Phalgun (fevereiro-março), mas normalmente só é observado nos últimos três ou quatro dias, terminando com a lua cheia. Este é o Festival de Primavera dos hindus, pois na primavera todas as árvores estão cheias de flores perfumadas. E, todos eles proclamam a glória e beleza eterna de Deus. Eles o inspiram com esperança, alegria e uma nova vida, levando-o a descobrir o criador e que habita em si, que está se escondendo nessas formas.


Holi é conhecido pelo nome de Kamadahana no Sul da Índia, o dia em que o Cupido foi queimado pelo Senhor Siva.


Outra lenda diz que o neto de uma velha senhora era para ser sacrificado a um demônio feminino chamado Holika. Um Sadhu alertou que a injúria e a linguagem chula subjugaria Holika. A velha senhora recolheu muitas crianças e fez-lhes injuriar Holika com linguagem chula. E, o demônio caiu morto no chão. As crianças, em seguida, fizeram uma fogueira de seus restos mortais.


Conectado a esta lenda do demônio Holika está a devoção de Bhakta Prahlad ao Senhor Narayana e sua posterior fuga da morte nas mãos de Holika. O pai de Prahlad, Hiranyakashipu, castigou-o em várias maneiras para mudar sua mente devocional e torná-la mundana. Ele falhou em suas tentativas. E, por fim, ele ordenou a sua irmã, Holika, que teve um benefício de permanecer sem se queimar mesmo no fogo, para pegar Prahlad no colo e entrar nas chamas ardentes. Holika fez isso e então ela desapareceu, mas Prahlad permaneceu intocado e rindo. Ele não foi afetado pelo fogo por conta da Graça do Senhor Narayana.


Esta mesma cena é realizada a cada ano para lembrar as pessoas que aqueles que amam a Deus serão salvos e os que torturam o devoto de Deus serão reduzidos a cinzas. Quando Holika foi queimada, as pessoas injuriaram-na e cantaram as glórias do Senhor e do seu grande devoto, Prahlad. Fazendo o mesmo, as pessoas ainda hoje usam linguagem injuriosa, mas infelizmente se esquecem de cantar os louvores do Senhor e Seu devoto!


No norte da Índia, as pessoas jogam uma nas outras, com alegria, água colorida. O tio espirra água colorida em seu sobrinho. A sobrinha aplica pó também colorido no rosto de sua tia. Irmãos e irmãs e primos jogam uns nos outros.








Grandes feixes  de madeira são colhidos e queimados durante a noite e em toda parte se ouvem gritos de "Holi-ho! Holi-ho! "As pessoas estão nas ruas e jogam água colorida em qualquer homem que passa, seja ele um homem rico ou um oficial. Não há nenhuma restrição nesse dia. É como o Dia da Mentira dos europeus. As pessoas compõem e cantam canções especiais para o Holi.


No dia do festival, as pessoas limpam suas casas, removem todos os artigos sujos em torno da casa e os queimam. Bactérias que causam doenças são assim destruídas. As condições sanitárias da localidade são melhoradas. Durante o festival, os meninos dançam nas ruas. As pessoas fazem brincadeiras com os transeuntes. Uma fogueira é acesa para marcar o encerramento do festival. Jogos que representam as brincadeiras do jovem Krishna têm lugares, alegremente, em torno de um fogo.


No último dia de Holi, as pessoas levam um pouco de fogo a partir desta fogueira para suas casas. Eles acreditam que suas casas serão mantidas puras e seus corpos livres das doenças.


Hoje em dia, as pessoas são encontradas entregando-se a todos os tipos de vícios em nome do festival Holi. Alguns bebem bebidas alcoólicas como toddy e caem inconscientes nas estradas. Eles falam coisas obscenas como resultado de beberem. Eles perdem o respeito pelos mais velhos e mestres. Eles desperdiçam seu dinheiro em bebida e jogos. Esses males devem ser totalmente erradicados.


Festivais como Holi tem seu próprio valor espiritual. Além dos vários entretenimentos, eles criam a fé em Deus, se devidamente observadas. Festivais hindus têm sempre um significado espiritual. Eles afastam o homem dos prazeres sensuais e os leva gradualmente para o caminho espiritual e comunhão divina. Pessoas realizam Havan e oferecem aos deuses os grãos novos que são colhidos, antes de usá-los.


Deve haver adoração a Deus, encontros religiosos e Kirtan dos Nomes do Senhor em tais ocasiões, não apenas a aspersão de água colorida e iluminação de fogueiras. Estas funções são consideradas as mais sagradas e usadas em orações devocionais, visitando lugares sagrados, tomando banho nas águas sagradas e Satsang com grandes almas. Caridade abundante deve ser feita para os pobres. Então, assim, o Holi pode ter sido devidamente comemorado. Os devotos do Senhor devem se lembrar dos momentos agradáveis ​​do Senhor passados em tais ocasiões felizes.


Todos os grandes festivais hindus têm em si elementos religiosos, sociais e de higiene. Holi não é excepção. Cada estação tem um festival próprio. E, o Holi é o grande festival de primavera da Índia. Sendo um país agrícola, dois grandes festivais da Índia acontecem durante a época da colheita, quando os armazéns e celeiros dos nossos agricultores estão cheios e eles têm razão para desfrutar os frutos do seu trabalho duro. A época de colheita é uma época festiva em todo o mundo.


O homem quer relaxar e se recompor depois do trabalho duro. Ele precisa ser apreciado quando ele está deprimido por causa do trabalho e das ansiedades. Festivais como Holi suprem-no com a comida real e tônico para restaurar sua alegria e paz de espírito.


O elemento religioso no festival Holi consiste na adoração de Krishna. Em alguns lugares, ele também é chamado de Dol Yatra. A palavra dol significa literalmente "um balanço". Uma imagem de Sri Krishna como um bebê é colocada num pequeno berço que balança e decorado com flores e pintado com pós coloridos. As brincadeiras puras e inocentes do pequeno Krishna com as alegres guloseimas de leite (gopis) de Brindavan são comemorados. Os devotos cantam o nome de Krishna e cantam canções do Holi relacionadas com as brincadeiras de pequeno Krishna com as Gopis.


O elemento social durante Holi é a união ou "abraçar" do grande e do pequeno, dos ricos e dos pobres. É também a união dos iguais. O festival nos ensina a "deixar os mortos sepultar os mortos". Devemos esquecer os maus sentimentos do ano que vai embora e começar o ano novo com sentimentos de amor, simpatia, cooperação e igualdade com todos. Devemos tentar sentir essa unidade ou unidade com o Ser também.









Holi também significa "sacrifício". Queimar todas as impurezas da mente, tais como o egoísmo, a vaidade e luxúria, através do fogo da devoção e do conhecimento. Acender o amor cósmico, a misericórdia, a generosidade, o altruísmo, a honestidade e a pureza através do fogo da prática do Yoga. Este é o verdadeiro espírito de Holi. Elevar-se a partir da lama da estupidez e do absurdo e mergulhar profundamente no oceano da divindade.


A chamada do Holi é manter sempre acesa a luz de Deus amor brilhando em seu coração. A iluminação interior é o verdadeiro Holi. A primavera é a manifestação do Senhor, de acordo com o Bhagavad Gita. É dito que o Holi é para estar em seu coração.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário