13 de maio de 2014

O MANTRA DO “HAPPY”




HUMBERTO MENEGHIN


Pharrell Williams deve ter ficado felicíssimo quando a música que compôs e canta, Happy, com o refrão “Porque estou feliz”, caiu na boca do povo e tornou-se um grande sucesso mundial. Com um ritmo envolvente, letra fácil que convida as pessoas baterem palmas e por um momento se conectarem com a Felicidade, Pharrel, que além de cantor e compositor é rapper, produtor musical, baterista e estilista, no fundo quis que as pessoas reconhecessem a Felicidade que já possuem.






A música se traduzida para o português ao pé da letra pode até parecer tola, às vezes até sem sentido; no entanto, o ritmo e o som que fluem captam imediatamente atenção de quem a ouve, mesmo que fiquem a repetir apenas a palavra Happy ou Because I'm happy, sem parar, repetindo e repetindo como um mantra, com significado de Felicidade nele embutido, mudando a sintonia, permitindo-se a pelo menos por cerca de quatro minutos estar feliz por ouvir e cantar  junto o refrão da música.


“Bata palmas se você se sentir como um quarto sem telhado”, Clap along if you feel like a room without a roof, segundo o compositor, a expressão significa: a felicidade é tanta que nem o telhado do quarto pode segurá-la.






É quando se conquista algo que se quer muito que a Felicidade se expressa, a alegria se faz presente, os olhos brilham e se ri a toa. No entanto, muitos e muitas quando estão imersos numa Felicidade passageira, talvez por insegurança são arrogantes e tratam mal algumas pessoas que estão a sua volta, que não tem a Felicidade que vive no momento, seja proveniente de uma conquista, de uma alta posição alcançada, por uma quantia em dinheiro recebida, por um carro novo, um apartamento grandioso ou um relacionamento amoroso com alguém pra lá de especial aos olhos alheios.


Mas, para qualquer um, a Luz do Sol está aqui e ali e num momento você pode apreciá-la, ficar feliz, Sunshine she's here, you can take a break, pois não se paga nada, independente de se ter determinada posição social, muito dinheiro para comprar o que quiser ou alguém pra lá de especial; “porque eu sou feliz”, Because I'm happy.


Sim, a Felicidade, Ananda é de verdade, já está em você e nada pode colocá-lo para baixo porque você já é feliz. Clap along if you feel like happiness is the truth, Because I'm happy, Clap along if you know what happiness is to you, e bater palmas é apenas um complemento.


Pharrell Williams - Happy (Official Music Video):






Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário