3 de março de 2014

PAUL MACCARTNEY É VEGETARIANO. ROBERTO CARLOS DEIXOU DE SER E AINDA GANHOU POR ISSO. "É MENTIRA, TERTA?" "NÃO, PEDRO BÓ!"






HUMBERTO MENEGHIN


Nem Pantaleão, Terta ou Pedro Bó podem desmentir que o rei Roberto Carlos, o cantor mais querido do Brasil deixou de ser vegetariano e por causa disso foi convidado a estrelar um comercial televisivo no sentido de aumentar as vendas de carne de uma marca que pretende ser top no mercado. Esse anúncio pegou muita gente de surpresa; quem é vegetariano se incomodou muito, outros acharam piegas e patético e outros mais nem deram tamanha importância assim. No entanto, será que se a oferta tivesse sido feita ao eterno Beatle Paul MacCartney, vegetariano convicto há muitos anos, teria ele sucumbido, deixado de ser vegetariano e aceitado o mesmo cachê pago a Roberto para encenar esse tipo de anúncio? E a mãe do Rock Nacional, Rita Lee, aceitaria a proposta?







Ninguém nasce vegetariano, mas se os pais de uma criança são vegetarianos é muito provável que o filho também siga o mesmo caminho e o consumo de qualquer tipo de carne e derivados jamais fará parte de sua alimentação. No entanto, pode ocorrer de essa mesma criança que foi criada num lar vegetariano um dia experimentar a carne, apreciar e assim deixar de ser vegetariano sem qualquer arrependimento, pois pode concluir que consumir carne no mundo em que vivemos para a maioria é uma atitude normal.


Noutra vertente temos os que nascem numa família carnívora e no decorrer da vida optam por deixarem de comer carne e se tornam vegetarianos ou semi-vegetarianos, mantendo apenas o consumo de ovos e leite.








No mundo em que vivemos, existem seis formas de dietas vegetarianas que são classificadas de acordo com os tipos de alimentos que consumidos:


Ovolactovegetarianismo

Essa dieta é composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles com a exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação.


Lactovegetarianismo

Tradicional da população indiana, essa dieta é  composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados. Aqueles que a seguem não comem ovos nem qualquer tipo de carne.


Ovovegetarianismo

Com a exclusão dos produtos lácteos e seus derivados e ainda da carne, essa dieta se compõem apenas por alimentos de origem vegetal e ovos.


Vegetarianismo semiestrito

Excluindo quase todos os alimentos de origem animal, os adeptos dessa dieta não dispensam o mel.


Vegetarianismo estrito ou vegetarianismo verdadeiro

Trata-se de uma dieta em que são absolutamente excluídos todos os produtos de origem animal bem como ovos, laticínios e mel. Essa forma de dieta é comumente confundida com o  veganismo, em que os veganos, embora vegetarianos estritos, não utilizam produtos como lã, couro, seda e pele; boicotando produtos testados em animais e a exploração deles em circos e rodeios.



Várias pessoas que seguem o Yoga e suas prescrições como prática e modo de vida são verdadeiramente vegetarianos ou adotam uma das dietas acima relacionadas pois sabem que o consumo de carne de qualquer espécie implica em himsa, na violência contra um ser que servirá de alimento para saciar a fome de alguém. No entanto, existem ainda aqueles que continuam comendo carne, mantendo um consumo baixo, faltando apenas um empurrãozinho para que se tornem um vegetariano de vez.



Outros mais, mesmo ministrando práticas e estudo de Yoga, se intitulam vegetarianos na frente de uma pequena plateia; no entanto, no recolhimento de sua cozinha não hesitam em preparar aquele bife bem passado de dar água na boca de qualquer ser humano frequentador de uma churrascaria.







Paul McCartney é o vegetariano estrito e ao que tudo indica vegano. Como é sabido, ele já declarou à imprensa como tomou essa decisão: "Há muitos anos, estava pescando e, enquanto puxava um pobre peixe, entendi: eu o estou matando, pelo simples prazer que isso me dá. Alguma coisa fez um clique dentro de mim. Entendi, enquanto olhava o peixe se debater para respirar, que a vida dele era tão importante para ele quanto a minha é para mim".


Paul ainda é membro honorário e participante ativo das campanhas do PETA – People for the Ethical Treatment of Animals, em português, Pessoas pelo tratamento ético dos animais. E provavelmente se algum frigorífico viesse lhe fazer uma proposta idêntica a feita ao rei da Jovem Guarda, na certa teria uma negativa; pois passando necessidade financeira não está e a sua carreira ainda continua lhe rendendo bons frutos; não precisando abandonar a opção de ser vegetariano estrito a troco de um valor pecuniário comparado a um prêmio da MegaSena.






No entanto, Roberto Carlos não alimenta os mesmos valores que Paul MacCartney e segundo consta, por ter abandonado a opção vegetariano já há algum tempo, por indicação médico ortomolecular, após trinta anos evitando consumir carne, foi assediado por uma agência de propaganda que notando o impacto que ele poderia causar numa campanha para aumentar a venda e o consumo de carne bovina, contratou-o para estrelar um filme comercial pagando-lhe uma boa fortuna.








Como na realidade dos fatos Roberto não é mais vegetariano, unir o útil ao agradável foi o inevitável. No filme comercial, segundo consta, o cantor aparece almoçando com algumas pessoas num restaurante. Quando o garçom coloca um prato de massa na frente dele e um prato com carne para a pessoa sentada ao seu lado, Roberto replica dizendo que a carne é dele, pedindo que o garçom troque os pratos. Ao ser questionado pelo garçom, ele diz que voltou a comer carne. E pergunta se é Friboi.








O garçom confirma a informação de que a carne é Friboi e Roberto afirma, “Com certeza!”. E, então, começa o refrão da música “O Portão”: "Eu volteeeeeei!"















Abandonar a opção vegetariano para um simples mortal mesmo que não receba uma excelente pecúnia em dinheiro para isso, é uma decisão delicada. Roberto não agradou gregos nem troianos, mas os romanos estão satisfeitos com os resultados da campanha que conseguiu fazer barulho e colocar em destaque a marca da carne vendida. Acreditamos que a mãe do Rock, Rita Lee, se porventura receber um convite desse tipo descartará na certa e ainda poderá fazer barulho!


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário