21 de junho de 2013

YOGA NA TIMES SQUARE: TRANQUILIDADE E TRANSCENDÊNCIA?



HUMBERTO MENEGHIN


Como acontece todos os anos, muitos praticantes e entusiastas do Yoga se reuniram hoje, 21/06/13, no meio da Times Square em NYC para participarem de aulas de ásanas com a boa desculpa de comemorarem o Solstício de Verão no hemisfério Norte; no entanto, todos estão carecas de saber que o motivo principal dessa grande prática é meramente mercadológico. Mesmo assim, muita gente que pratica Yoga gostaria de ter estado lá; e quem sabe até você.




A grande patrocinadora do evento de 2013 foi a Athleta, marca de roupas e acessórios esportivos incluindo Yoga pants, com muitas lojas espalhadas pelos Estados Unidos. Além dela, a Coca Cola, a P&G, a Luna que produz barras de cereais, a Tampax Pearl Active, especializada em absorventes íntimos femininos, a Tribe Hummus que produz pasta de grão de bico e a BodyLogix, uma nova linha de proteína natural  sem glúten e algumas mídias locais que também deram suporte ao evento.







Este ano a Times Square Alliance, organizadora do evento, abriu as pré-inscrições para o “Athleta Mind Over Madness Yoga – Solstice in Times Square” na última semana de maio e as primeiras 1.200 pessoas que participaram de cada uma das cinco práticas de ásanas ganharam Yoga mats, ou seja, foram cerca de 6.000 tapetinhos para a prática distribuídos pela Athleta gratuitamente e cada praticante ainda levou uma sacola com brindes dos outros patrocinadores. Só não praticou quem não se inscreveu a tempo, não quis ou não se identifica nenhum pouco com o Yoga.








Acontecendo em plena Broadway entre as ruas 43 e 48 e contando com vários telões, logo às 7:00hs da manhã a yogini Tao Porchon-Lynch, uma das professoras de Yoga mais querida da América, com 94 anos de idade e ainda na ativa, abriu o evento ministrando uma meditação por cerca de meia hora, para que logo em seguida Drisana Carey, instrutora de Yoga e garota propaganda da Athleta ministrasse a primeira aula de ásanas que foi até às 8:30hs da manhã.




Enquanto a segunda prática não vinha, mesmo em meio a um trânsito parcial que não deixou de circular nas imediações, os praticantes presentes e o público em geral tiveram a oportunidade de visitarem o Yoga Village, stands/market, que na verdade estava lá para promover e vender uma infinidade de produtos voltados ao Yoga, logicamente produzidos pelos patrocinadores.




Das 10hs às 11:15hs, mesmo alguns praticantes terem saído para mais um dia de trabalho, a professora Paula Tursi ministrou a sua prática.  Pausa para o almoço, lunch time, muitos que por lá ficaram se alimentaram das barrinhas da Luna e de outros brindes comestíveis oferecidos no Yoga Village.

Na parte da tarde, das 13hs às 14:30hs foi a vez da turma do Bikram, sob o comando da professora Donna Rubin, aquecer os corpos dos presentes mesmo que a grande sala de prática a céu aberto não pudesse ter a temperatura regulada em torno de quarenta Celsius.







Com a intenção clara de realmente “fazer acontecer”, a Athleta promoveu três Yoga Fashion Shows, nas horas em que as práticas de ásanas ao ar livre não aconteciam, onde alguns dos consumidores e instrutores de Yoga desfilaram e executaram ásanas demonstrando a mais recente linha de roupas para prática e acessórios. E, ainda, nas outras cidades da América as lojas da Athleta deram a chance de os praticantes participarem de práticas com professores locais.





Como nos outros anos, o concurso de fotos via Instagram,Seize the Solstice”, foi aberto aos participantes e ao grande público, dias antes do grande evento.

A boa novidade é que para celebrar o Solstício de Verão na Times Square, vários hotéis nas proximidades concederam descontos na tarifa da hospedagem para os praticantes que se hospedaram com o objetivo de participar do evento.

No final da tarde, por apenas uma hora, das 17:30 às 18:30 aconteceu a prática mais concorrida do dia sob a batuta do professor Rodney Yee e sua primeira dama Colleen Yee, para somente das 19:45hs às 21:00hs o professor Douglass Stewart, um dos organizadores do evento, terminar o dia mais longo do ano com a última prática. Só faltaram os fogos de artifícios.

 Pelo Livestream qualquer pessoa, seja praticante ou não, pôde acompanhar ao vivo as práticas que aconteciam na Times Square, em qualquer parte do planeta.



No entanto, para se obter tranquilidade e transcender-se não basta apenas participar de um grande evento como esses, no meio do cruzamento mais famoso do mundo; pois, o que mais vale a quem se entrega de corpo e alma ao Yoga é saber que um dia reconhecerá que é Livre, independendo se está lá ou aqui.

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário