24 de junho de 2013

GISELE BÜNDCHEN, FERNANDA LIMA E BRITNEY SPEARS: COMPROMETIDAS COM A PRÁTICA?



HUMBERTO MENEGHIN


Está se tornando mais do que comum às celebridades que praticam ásanas divulgarem ou terem divulgado pela mídia o compromisso que parecem ter assumido com prática. É, o que acontece com a übermodel Gisele Bündchen, a atriz-apresentadora Fernanda Lima e a cantora pop Britney Spears.




A primeira, há pouco, divulgou pelo Instagran uma foto meiga onde aparece em marichyásana praticando ao lado da pequena filha. Fernanda Lima, por sua vez, se destacou ao ministrar uma aula a algumas crianças na Cidade de Deus; e, Britney Spears confessou que começou a ficar menos ansiosa a partir do momento que se entregou ao Yoga. Mas, será que esse compromisso realmente está sendo levado a sério por essas estrelas?

Tirar uma foto ou se deixar fotografar e dizer que pratica ásanas do Yoga e que isso tem feito uma grande diferença na vida, de um modo geral, é bem fácil e não é novidade para ninguém. No entanto, no caso específico dessas três celebridades, quem as observa pode concluir que estão colhendo ao que dão causa, isto é, os efeitos benéficos que a dedicação ao Yoga, ao longo do tempo, proporciona a qualquer praticante, seja famoso ou não.




Das três, salvo mero engano, a que mais tempo está praticando é Fernanda Lima. Pelo que consta a ex VJ da MTV iniciou a sua jornada no Yoga com o Ashtanga Vinyasa Yoga e inclusive até serviu de modelo-praticante em um dvd que gravou para o instrutor com que praticava há anos atrás.




No entanto, hoje em dia conforme se pode notar nas imagens da visita que fez às crianças, alunas do Grupo de Teatro “Os Arteiros”, na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, RJ, Lima deve estar noutra; pois parece que está investigando o Hatha Yoga e nada de Ashtanga (?!).

Com a ajuda de um professor, ela ministrou uma prática de ásanas aos “Arteiros” trazendo um pouco da sua vivência e experiência e com esse nobre ato contribuiu karmicamente para despertar novos e futuros praticantes.

Por a fama de Gisele Bündchen ser maior do que a sua conterrânea sulista é evidente que a influência também o é. E, diante dessa dádiva, o estilo de vida que a über model adota, o que faz ou deixa de fazer, acaba por ser, por tabela, também adotado por quem a admira ou quer tentar ser igual a ela.




Como no país em que vive a prática de ásanas é bem mais popular do que em Terras Tupiniquins, Gisele parece que entrou mesmo de coração no Yoga; e que bom que continua indo em frente, passando desde cedo um bom exemplo a sua pequena filha.

Mais recentemente, Bündchen instagrou outra imagem onde aparece em meditação, diante de um belo pôr do Sol junto ao Mar, com o propósito de apoiar a onda de manifestações que acontecem no Brasil, acompanhada da seguinte mensagem:

"Mandando muita luz e amor a todos no meu lindo país. Espero que a voz do povo seja ouvida para que possamos ter um Brasil mais justo. Tenho orgulho de ser brasileira. #mudabrasil #semcorrupcao #semviolencia #ogiganteacordou #omelhorpovodomundo".

E numa outra mensagem:

"Não são só os vinte centavos. É a corrupção, é a falta de condições na saúde, na educação, na segurança e no transporte. Muita coisa precisa mudar no nosso país. Vamos continuar a lutar civilizadamente pelos nossos direitos, porque todos nós merecemos um Brasil melhor”.

Não se espante se dentro de algum tempo Gisele vier a lançar uma linha de roupas específicas para prática de ásanas, yoga pants, acessórios, etc. Com certeza quem trata da sua bela carreira já teve esta ideia. Só falta colocar em prática.



Milagre não se faz da noite para o dia; a bad girl Britney Spears declarou abertamente: “I love my Yoga!”, em pouco tempo de prática! Mas, mesmo adotando a prática de ásanas como mais uma ferramenta para ativar a performance artística, Britney Spears confessou que por estar praticando muito, a ansiedade tem ido embora bem rápido.




Mas o que muitos não sabiam é que quando praticou pela primeira vez, Brit não gostou nenhum pouco, pois ficava impaciente e não via a hora de a aula terminar. Hoje em dia a estória é outra, tanto que chegou à conclusão que a chave para se dar bem na prática é fazê-la com o instrutor certo, cuja aula não seja enfadonha e que traga bons resultados para o corpo. 




Nos dias atuais, ninguém está imune à ansiedade, que aparece naqueles cuja condição de vida é favorável como desfavorável. Mesmo assim, parece que a cantora pop ainda não conseguiu dispensar o cigarro e o refrigerante cola. Que o Yoga continue fazendo maravilhas para ela.

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário