28 de janeiro de 2012

YOGA NO AEROPORTO?



HUMBERTO MENEGHIN


Considerada uma cidade onde o Yoga já faz parte da sua cultura e calendário, San Francisco, na Califórnia, ganhou uma sala de Yoga num lugar mais do que necessário: o aeroporto da cidade. Localizada no Terminal 2, após o ponto de checagem da segurança, este espaço para prática de Yoga foi criado para atender a necessidade de um público mais do que consciente: aqueles que praticam Yoga onde quer que seja.






Possibilitando que passageiros e entusiastas do Yoga pratiquem antes de seus vôos esse espaço foi inaugurado oficialmente na quinta-feira passada, 26/01/2012, funcionando das 4:30 da manhã até às 12:30 do outro dia e tudo indica que será bem procurado.

Conforme consta a sala de Yoga do Aeroporto Internacional de San Francisco não é muito grande, mas de tamanho suficiente para que alguns praticantes se dediquem a prática ou pelo menos encontrem um momento para se aquietar e tentar relaxar e meditar.






Com a iluminação menos intensa do que a dos saguões, esta sala de Yoga ainda conta com alguns mats que podem ser usados pelos praticantes; no entanto, esperamos que ela não acabe servindo de dormitório entre uma conexão e outra, atrasos e cancelamentos de vôos.

No Brasil, os aeroportos não possuem uma sala para prática de Yoga e dificilmente possuirão, esta é a realidade. Com terminais saturados, tudo dependendo de editais e licitações para melhorias as quais são demoradas, salas para práticas de Yoga nos Terminais que existem ou naqueles que vierem a ser construídos não faz parte do plano; mas quem sabe daqui vinte anos?




No entanto, encontrar um espaço para prática do Yoga num aeroporto brasileiro pode não ser problema, pois sempre há um canto, um corredor discreto e disponível e até mesmo uma capela.




Sim, aquela capela que existe no aeroporto Internacional de Guarulhos, que anos atrás já serviu como sala de prática de Yoga para um grupo de entusiastas que lá praticou, aproveitando muito bem a lacuna de tempo do atraso de um vôo que os levaria para Índia. E, sob os olhares de curiosos, por aqui já se praticou Yoga em aeroporto, mesmo não havendo uma sala específica para tanto.

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário