28 de setembro de 2011

NAVARATRI – NOVE DIAS PARA SE CONECTAR COM AS DEVIS



HUMBERTO MENEGHIN

Neste ano de 2011, quando a Lua fica nova, especificamente no dia vinte e oito de setembro, seguindo até os seis primeiros dias de outubro, celebra-se o Navaratri, um festival hindu de adoração à Shakti, a energia sagrada feminina. Na Índia e em algumas partes do mundo, o Navaratri é uma celebração hindu muito importante em que os hinduístas e simpatizantes se conectam com as Deusas Durga, Lakshmi e Saraswati.





São nove dias específicos e auspiciosos que simultaneamente acontece quando a primavera desponta no hemisfério Sul e o outono se faz presente no hemisfério norte, épocas estas tidas como sagradas para adoração da mãe divina. Ao pé da letra, nava significa nove e ratri noite.


Comumente, do primeiro ao terceiro dia, neste ano de 28/09/2011 à 30/09/2011, Durga, a Deusa da força, da transformação, da proteção e da energia e suas várias manifestações: Kumari, Parvati e Kali, que representam as três diferentes classes de feminilidade que incluem desde a criança, a jovem e a mulher madura, são veneradas e cultuadas pelos devotos.

Quando este período de adoração e conexão com Durga se encerra, do quarto ao sexto dia de Navaratrique vai de 01/10/2011 à 03/10/2011, Lakshmi a Deusa da prosperidade, da riqueza, da fortuna, da generosidade é ardentemente adorada, pelos devotos. Uma curiosidade é que no quinto dia, conhecido como Lalita Panchami, é comum e tradicional os devotos reunirem e exibirem toda a literatura disponível na casa, acender uma lâmpada e invocar Saraswati, a Deusa do conhecimento e da arte.

Por sua vez, do sétimo ao oitavo dia de Navaratri, que compreende o período de 04/10/2011 à 06/10/2011, chegou a vez de Saraswati, a Deusa da sabedoria e do conhecimento inesgotável, ser adorada; adorada, sobretudo para que a ignorância se dissipe e o conhecimento espiritual seja adquirido e que o devoto consiga se libertar das limitações e condicionamentos que os rodeiam. 




Excepcionalmente no décimo dia, o festival de Navaratri culmina em Mahanavami.


Neste dia o Kanya Puja é realizado e nove meninas que representam as nove formas da Deusa Durga são adoradas. Seus pés são lavados como um sinal de respeito para a Deusa e, em seguida, são oferecidas roupas novas como presente pelo adorador. Este ritual é realizado na maior parte da índia.



Oferecer flores, incensos, entoar mantras, dividir o alimento, fazer pujas, mesmo que seja mental, significa para o devoto cultuar o aspecto feminino das Deusas com a mais pura e sincera devoção, o que irá, na verdade, contribuir para que a energia feminina se estabilize e se expanda na sua forma mais autêntica.

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário