7 de setembro de 2011

VISTA-SE PARA O BUMBUM PERFEITO



HUMBERTO MENEGHIN

Quando uma determinada marca de roupas, em especial aquela que é voltada em grande parte ao público jovem, também decide produzir roupas para a prática de Yoga, podemos achar que a grife se rendeu a que o seu público anda pedindo, ou melhor, fazendo: praticar Yoga. No entanto, a conhecida marca de roupas e assessórios Abercrombie & Fitch, que muitos dão tudo para ter um de seus nomes estampados nas peças, talvez para se sentirem seguros e demonstrarem que fazem parte de um grupo seleto que pode pagar bem caro por uma roupa desta marca, acabou de lançar uma nova calça para prática de ásanas que traz um benefício mais do que impossível: o bumbum perfeito.



Para fazer barulho, o anúncio da A&F, acima, diz abertamente:

“Apresentando o novo e perfeito bumbum. Coleção de Yoga. Criada para dar a você o bumbum perfeito, então não importa onde você esteja indo, o seu lugar será sempre de primeira classe.” (traduzido)

Obviamente não é o uso da referida calça que irá dar um traseiro novo e perfeito para aquela que a vestir, isto é pura utopia. Será que alguém em sã consciência irá acreditar no benefício camuflado que a mensagem deste anúncio, até que bem produzido, pretende transmitir?

Qualquer parte do corpo que seja considerada “perfeita” aos olhos da estética não se ganha apenas com o uso de uma calça que leva uma marca bastante cobiçada pelo consumidor. A calça até que pode realçar as formas de quem se propõe a usá-la, mas jamais transformará um bumbum desproporcional num outro novo e perfeito.

Para o Yoga este anúncio “diferente” não passa de uma boa piada, pois o seu propósito jamais é reformular esteticamente qualquer parte do corpo que seja, muito menos o traseiro. A prática honesta e consciente do Yoga, que visa moksha, não quer realçar este tipo de “ganho” aos praticantes.

Naturalmente poderemos encontrar pelas salas de prática distribuídas pelo mundo certas consumidoras que adorarão vestir esta calça e ter o nome da marca bem estampada um pouco acima do bumbum. Na certa todos irão notar, achar até lindo e quererem uma igualzinha e aí a mensagem insólita do anúncio terá seu efeito e mais uma consumidora será conquistada. Mas será que esta consumidora continuará levando a prática do Yoga com seriedade?  Ou simplesmente se sentirá mais segura por pertencer ao grupo seleto dos que podem pagar e consumir uma peça de roupa muito desejada? A resposta somente ela saberá. Você está nessa?

Harih Om!


Um comentário: