27 de julho de 2011

YOGA NO COLORADO



HUMBERTO MENEGHIN



Com a fama de ser uma das cidades americanas mais saudáveis, feliz e digna de se viver, Boulder, no Colorado, talvez deva parte desta reputação, ao Yoga.  Com cerca de cem mil habitantes, localizada numa altitude de três mil metros e a algumas milhas do Rocky Mountain National Park, Boulder reúne tudo o que um bom praticante de Yoga gostaria de ter: ar puro, céu aberto, muitos espaços naturais, montanhas a sua volta e vinte e um estúdios de Yoga à disposição.















Dentre as inúmeras opções para a prática do Yoga, em Boulder, temos o Yoga Workshop, estúdio de Richard Freeman, renomado professor de Ashtanga Yoga, na tradição de Pattabhi Jois, que costuma oferecer cursos de aprofundamento neste ramo. 



Ainda, Boulder conta com o Iyengar Yoga Center of Boulder, o CorePower Yoga e o Studio Be, sendo que este oferece aulas de Anusara e Yin. E, como não poderia deixar de faltar, também há o espaço daquele Yoga de marca cuja linha é adotada pela cantora Gaga.















A meia hora da cidade, nas montanhas, há o Shoshoni Yoga Reatreat, um recanto voltado à realização de retiros onde o praticante pode se imergir, por alguns dias, na meditação e no Yoga. Um pouco mais longe, mas não tão longe assim, bem ao sopé das montanhas, está Estes Park: porta de entrada para o Parque Nacional das Montanhas Rochosas Americanas.









Próximo de lá, em terras do YMCA, Associação Cristã de Moços, mais comumente pelo mês de setembro de cada ano, acontece uma grande conferência de Yoga promovida pela revista Yoga Journal americana, onde se reúnem para diversas práticas inúmeros professores muito considerados no meio yóguico que compartilham suas experiências e ensinamento com os presentes. Vários outros convidados especiais como cantores, grupos musicais (Kirtans) e possivelmente alguns palestrantes indianos conhecedores do Yoga e da sua filosofia também marcam presença neste evento.














Boulder, além de ser uma cidade que convida abertamente seus habitantes e visitantes à prática de atividades físicas, sobretudo o Yoga, também é contemplada com a presença da Naropa University, instituição fundada por um professor budista-tibetano, voltada ao ensino das artes, onde a prática da meditação e a compaixão são enfatizadas junto aos estudos tradicionais do ocidente.


O estilo de vida de Yoga em Boulder, não se resume apenas na variedade de espaços/estúdios para se praticar, pois foi por lá e nas suas imediações que se criaram as roupas para prática do Yoga feitas especificamente com material orgânico, das marcas Prana e Gaiam; além de outros produtos.













Livros com conteúdo espiritual e CDs de músicas New Age e Yoga também são produzidos por lá. E se você olhar bem nas solas de seus Crocs, se os tiver, notará que é em Boulder que surgiram.









Mais recentemente, no verão do hemisfério Norte, aconteceu o Boulder’s Hanuman Festival, um evento que durou quatro dias e que reuniu música e Yoga.  











No entanto, mesmo tendo tudo isso à disposição, muitos de seus habitantes sequer se interessam pelo Yoga; como é o caso de alguns bons amigos americanos de longa data que moram em Boulder e Estes Park, mas preferem focar a energia completamente no trabalho, usando o tempo livre que sobra apenas para atividades ao ar livre, como a corrida e o hiking nas Rockies. E a prática do Yoga, neste contexto, não está incluída. Como diz o ditado: Casa de ferreiro, espeto de pau.

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário