4 de julho de 2011

VESTIDA PARA YOGAR



HUMBERTO MENEGHIN

Seja cantando um hit que gruda na mente como chiclete ou em clips super bem produzidos, já faz alguns anos que a cantora Gaga tornou-se uma figura pública que vem ganhando cada vez mais notoriedade em sua carreira. Aproveitando o sucesso estrondoso desta artista cujo destaque na mídia é cem por cento garantido e percebendo que Gaga parece ser uma praticante de Yoga muito assídua, onde quer que se encontre, a indústria voltada à produção de produtos ligados ao Yoga resolveu pegar carona neste filão.




Vemos na foto acima que Gaga, devidamente trajada, dentro de seu estilo único, traz pelo braço direito um mat, ou seja, um tapetinho da cor preta envolvido por uma corrente dourada, destinado a servir como base para a sua prática diária. Nota-se que este tapete parece ser especial pois é o mat da Lady Gaga, um mat que até pode despertar o desejo ardente de muitos praticantes em querer ter um igualzinho; e, indo mais adiante, convidar seus admiradores e seguidores que nunca praticaram a experimentarem a prática do Yoga, o que é mais do que saudável em todos os aspectos.

Geralmente quando alguém vai praticar Yoga, seja no lugar que for, o mat é levado dentro de um porta mat. No caso de Gaga, é visível que o mat está sendo levado abertamente por ela num dos braços, envolvido por uma corrente dourada, compondo o seu visual e anunciando diretamente às pessoas que está indo praticar. Mas desse jeito?




Seja como for, carregando o mat desta forma ou não, seu público e admiradores, na certa ficarão muito interessados no produto, querendo saber qual é a marca, do que é feito, etc. E, com absoluta certeza também irão se sentir atraídos e motivados em adquirir um do mesmo tipo e quem sabe até a bolsa que ela leva, se a consumidora for mulher. É assim que o marketing tem o seu efeito eficaz e a venda do produto, em pouco, tende a se concretizar.




Gaga é uma excelente vendedora de mats para prática do Yoga, além de uma boa dançarina e cantora. Será que isto faz parte do merchandising? Além disso, o Yoga que a cantora resolveu adotar é o copyright Yoga de Bikram, cujo modus operandi gera algumas controvérsias. 

Tudo bem que cada um mercantiliza o que quer e pratica o Yoga que se identifica e faz se sentir bem; mas, que pelo menos o público fiel de Gaga possa abrir os olhos da consciência para melhor conhecer e praticar o Yoga que lhe aprouver, seja esse mesmo do qual Gaga é adepta ou não.

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário