6 de fevereiro de 2018

HAPPY FACE YOGA: O YOGA DA “CARA FELIZ” QUE DEIXA TRÊS ANOS MAIS JOVEM




HUMBERTO J. MENEGHIN


É fato que quem pratica Yoga por algum tempo sente-se bem, com mais vitalidade, saúde e equilíbrio. E, se a prática agrega meditação e um pouco de estudo que seja o praticante começa a trilhar o bom caminho do autoconhecimento. No entanto, muitas pessoas buscam a prática de ásanas, respiratórios e kriyas para atenuar os anos que inevitavelmente refletem no físico e na mente, ou seja, rejuvenescer. E, a mais nova opção para aparentar menos idade é o Happy Face Yoga; dito e feito, comprovado dermatologicamente.


Happy Face Yoga, o Yoga da “Cara feliz”, é um programa de exercícios faciais criado por Gary Sikorski, que decidiu inserir a palavra Yoga em sua técnica, para digamos chamar mais atenção, agregar algo místico e vender mais.


E, conforme notícia publicada no The New York Times, esse programa de exercícios faciais chegou até os ouvidos Dr. Murad Alam, vice-coordenador de dermatologia da Universidade Northwstern, de Chicago, Estados Unidos, que resolveu realizar um estudo com a duração de cerca de 20 semanas, envolvendo 27 mulheres com idades entre 40 e 65 anos.

Antes de iniciar a prática do Yoga da “Cara feliz”, as participantes do estudo tiveram suas faces fotografadas para mostrar as diferenças do antes e do depois.



Composto por 32 exercícios cujos movimentos são feitos logicamente com os músculos da face, bochechas, maxilar, olhos nariz e boca, o Happy Face Yoga foi realizado pelas participantes, numa primeira etapa, diariamente, por cerca de 30 minutos, durante oito semanas.

Então, as participantes foram fotografadas novamente e continuaram com as sessões dia sim dia não, por mais 12 semanas, quando terminaram o programa e foram fotografadas mais uma vez.

O curioso é que apenas 16 participantes persistiram e terminaram o experimento todo, e, então, para avaliar os resultados, os pesquisadores solicitaram que alguns dermatologistas que não estavam envolvidos no estudo e que nem conheciam as mulheres, olhassem as fotos  das participantes e classificassem a aparência das diversas características faciais a partir de uma escala numérica padrão e estimassem a idade das praticantes que apareciam nas fotos.


Ainda foi pedido que as participantes dissessem como se sentiam ao final do estudo em relação à aparência das mesmas características faciais; e, não surpreendendo ninguém, elas se sentiram mais jovem! Com melhorias em quase todas as características faciais.

No entanto, a avaliação dos médicos foi mais discreta, pois eles notaram melhorias significativas no volume da bochecha das mulheres, mas poucas mudanças notáveis em outras regiões da face e do pescoço.



Mesmo assim, na hora de estimar a idade com base nas fotos tiradas após o programa, o número sugerido foi bem menor que a idade real, uma vez que as participantes que tinham 51 anos tiveram a idade reduzida para 48 anos, ou seja, rejuvenesceram três anos, ficaram com a aparência de três anos mais jovem. Uma melhoria maior do que se esperava.

Mesmo que Happy Face Yoga tenha sido o método analisado no estudo, há muitos outros programas de exercícios faciais para serem seguidos. No entanto, o fundamento dos exercícios faciais, de acordo com Sikorski, é que eles oferecem uma espécie de treinamento de resistência para os músculos faciais.


Alguns desses exercícios são elaborados e envolvem o uso dos dedos para criar um pouco de resistência,  enquanto alguém sorri, franze o rosto ou manipula os músculos da bochecha, testa e pescoço de alguma maneira, tornando os músculos maiores e mais fortes, preenchendo os espaços abertos pelo envelhecimento, reduzindo as rugas e arredondando os contornos faciais. 


E, na prática de ásanas sabemos que a maioria das que são feitas em inversão transmitem aquela sensação interna de se sentir mais jovem; destacando, a Viparita Karani, que dizem ser boa para reduzir as rugas.
Adeus botox ou não?

Harih Om!

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário