12 de janeiro de 2017

VIPARITA VIRABHADRASANA: O GUERREIRO REVERSO





HUMBERTO J. MENEGHIN


Viparita Virabhadrasana ou Parsva Virabhadrasana também conhecida como “o Guerreiro Reverso” não está prevista nos compêndios de ásanas tradicionais, mas muito em destaque nas práticas de Yoga, hoje em dia. Ao que tudo indica esse Guerreiro moderno surgiu quando professora de Yoga Shiva Rea desenvolvia o “Dancing Warrior”, uma sequência dinâmica que está incluída no estudo de Yoga e Dança feita na Universidade da Califórnia, nos anos noventa.


Muitos professores de Yoga tradicionais cabalmente não adotam essa postura nas práticas que ensinam e ministram por serem muito fieis à Tradição secular do Yoga.


No entanto, o “Guerreiro Reverso”, mesmo que seja bem adotado apenas para se tirar uma linda foto de uma praticante num ásana, ele tem seus fundamentos e benefícios.


Estando em virabhadrásana 2, considerando-se a perna e pé direito à frente, o praticante atenta-se em manter o alinhamento de 90º com o joelho bem-posto em direção ao calcanhar. Em relação a perna e pé esquerdo que estão atrás, este se posiciona preferivelmente em 45º, mantendo-se a perna firme e estendida.


Os braços e mãos ficam alinhados na altura dos ombros e paralelos ao solo com as palmas para baixo para na próxima expiração o praticante permitir que a mão esquerda deslize pela parte de trás da coxa da perna esquerda.


Inspirando, o praticante eleva o braço direito para cima com os dedos da mão apontando para o teto observando que o bíceps esteja próximo a orelha direita, enquanto se alonga pelos lados da cintura.


Ligeiramente, o praticante inclina a cabeça e olha para as pontas dos dedos da mão direita acima ou se preferir gira a cabeça e pescoço para o outro lado e mantém o olhar em direção ao pé esquerdo que está atrás, mantendo-se o guerreiro reverso por cerca de cinco ou oito respirações para na sequencia fazê-lo do outro lado.


No entanto, se preferir o praticante poderá manter ambas as pernas estendidas como se estivesse em trikonásana e fazer a Viparita Virabhadrasana sustentando-se nesta base observando as mesmas ações descritas acima em relação aos braços.


Sensação de equilíbrio no corpo e na mente e o cultivo da autoestima são os bons benefícios do Guerreiro Reverso, bem como a melhoria da flexibilidade da coluna vertebral, parte interna das coxas e alongamento no quadril, ombros, peito, pescoço e os oblíquos, podendo reduzir o cansaço e aliviar até certas dores nas costas.


Harih Om!


Curta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário