1 de maio de 2016

YOGA JOURNAL LIVE, NEW YORK, 2016: YOGAEMVOGA ESTAVA LÁ!





HUMBERTO J. MENEGHIN


Em sua vigésima edição, contando com a presença de mais de dois mil praticantes que estiveram sob a batuta de professores de Yoga como Kathryn Budig, Dharma Mittra, Shiva Rea, Rodney Yee, Seane Corn, Bo Forbes  e até de Baron Baptist, dentre outros, o Yoga Journal LIVE - New York 2016  aconteceu no início de uma primavera amena, em Manhattan, entre os dias 8 e 11 de abril. É a quarta vez que YogaemVoga esteve lá, numa conferência que já faz parte da agenda de muitos praticantes e professores de Yoga vindos de todos os lugares do planeta.





Capitaneada pela revista Yoga Journal americana e organizada pela Yoga Journal Events agregado ao apoio de diversos patrocinadores, essa grande conferência sobre Yoga, desde então, tem como base o Hotel Hilton Midtown, em Nova York, que por estar localizado no meio da cidade torna-se de fácil acesso a todos os participantes.








Sendo a quarta vez que este blog YogaemVoga esteve presente neste evento, mudanças logicamente foram percebidas, pois alguns daqueles professores e professoras de Yoga que antes estavam lá todo ano marcando presença e ministrando boas práticas deram seus lugares a novos profissionais que buscavam e ainda buscam a oportunidade indispensável de mostrar seu trabalho.






O primeiro passo para participar de uma das conferências da Yoga Journal é se registrar on line pelo site do yjevents.com, onde os praticantes interessados previamente escolhem e pagam pelas práticas que pretendem participar.

No entanto, o evento também ofereceu um grande número de práticas e atividades gratuitas, o que possibilitou a participação de muita gente que de início só estava passando por lá para dar uma olhada.

Para os que oficialmente se inscreveram, logo que chegavam ao hotel se dirigiam ao “registration desk” e apresentavam o documento de identidade para retirarem o crachá onde no verso estavam discriminadas todas as práticas selecionadas que aconteciam no fim de semana ou os workshops intensivos de dia todo da sexta e da segunda-feira com a opção de também participar do Business of Yoga que teve início na quinta-feira.








No entanto, a boa dica é fazer este check in a partir das 17 hs do dia anterior, que comumente cai numa quinta-feira, para evitar filas na manhã do primeiro dia (6ª feira).

Este ano, o presente de boas-vindas, a sacola amarela com diversos brindes cedidos pelos patrocinadores não foi entregue na registration desk, mas sim no dia seguinte, dentro do Yoga Market.










Mesmo que muitos praticantes tivessem a intenção de participarem de todas as práticas, na maioria delas os horários se coincidiam; portanto, as escolhas certas deviam ser feitas logo ao se registrar para a Conferência. No entanto, mudanças de uma aula para outra acabam por ser possíveis, desde que haja vaga.






Baron Baptiste & Leah Cullis, Elena Brower, Kathryn Budig, Seane Corn, Amy Ippoliti, Dharma Mittra, Gary Kraftsow, Sadie Nardini & DJ Taz Rachid, Shiva Rea, Sianna Sherman e Rodney Yee & Colleen Saidman Yee, foram os professores que ministraram os workshops intensivos da Sexta-Feira, Friday Full-day Workshops, que começavam às nove da manhã e terminavam às quatro e meia da tarde, com uma hora para almoço: Escolhemos participar do workshop do professor Gary Kraftsow, mesmo que o mais concorrido tenha sido o Live Pillars of Power (Yoga) ministrado por Baron Baptiste e Leah Cullis.






FRIDAY FULL-DAY WORKSHOPS


GARY KRAFTSOW




Yoga for Life: Cultivating a Conscious Relationship with Your Heart –Tantra, Yoga para Vida: Cultivando uma Relação Consciente com o seu Coração –Tantra, foi o workshop de dia todo apresentado por Gary Kraftsow, criador do Viniyoga. Muita teoria foi apresentada no primeiro momento, para que no decorrer pudéssemos inferir que os pensamentos, emoções e comportamento mutuamente se influenciam entre si e que são provocados pelo condicionamento, que na verdade formam a base da personalidade. 

E, para modificar emoções áridas e experimentar mais felicidade e amor, ensinos do tantra foram expostos de uma forma concisa, adicionados à prática de breathcentric asanas, pranayama, meditatação, cantos de mantras e chakra sadhana que foram as ferramentas funcionais apresentadas para começar a transformar os padrões disfuncionais do pensamento, humor e comportamento, com a finalidade de despertar o potencial que está em nós.


FRIDAY EVENING CLASSES


SAGE ROUNTREE




Baseada na Carolina do Norte, a professora Sage Rountree, especializada em oferecer práticas de Yoga para Atletas, ministrou uma prática de ásanas, no final da tarde de sexta-feira, que tratou especificamente do fortalecimento do Core, ou seja, a parte que corresponde ao centro do corpo, englobando abdômen, costas assoalho pélvico: Core strength for real people, ou seja, A Força do Core para Pessoas Reais.

Sage que é autora do livro Everyday Yoga, conduziu com competência uma sequência de posturas específicas para estabilizar e fortalecer o Core. Plank e Backbends, posturas da prancha, retroflexões, flexões, lateralizações foram bem exploradas. Na postura da ponte, as pernas foram elevadas bem como feitos alguns movimentos com os pés no sentido de explorar a sensação de peso do corpo durante a manutenção do ásana.

A professora pediu para que pensássemos no core como se fosse um container, uma caixa, percebendo que na frente está o abdômen, no lado de trás as costas, no topo o diafragma e na parte de baixo o assoalho pélvico. Em relação aos movimentos, eles são feitos em todas as direções, o que a levou a fazer ainda uma analogia à direção seguida pelos pontos cardinais, norte-sul-leste-oeste, nordeste, sudeste, etc.


WEEKEND CLASSES


KATHRYN BUDIG




A primeira prática do fim de semana, sábado, foi com a professora Kathryn Budig. UnF’Withable, um título incompreensível num primeiro momento, mas logo no início da prática Kathryn explicou o significado, tal qual tem a ver com coragem, força e ser imbatível.






Muito animada, poderíamos dizer, uma show woman, que não deixa a peteca cair e muito menos tornar desinteressante o momento, Kathryn Budig ofereceu uma prática vinyasa bem fluida, que algumas vezes era misturada a movimentos das artes marciais.

Mesmo assim, independente do carisma e criatividade que tem, praticar com ela é bem válido, porque algo de novo sempre se aprende. Partner postures também foram experimentadas, realizadas com o auxílio de outra pessoa, o que acabou por aproximar mais os que estavam lá. Recentemente Kathryn Budig lançou o livro AIM TRUE que trata sobre Alimentação, bem-estar e claro Yoga.


GABRIELLE BERNSTEIN




A celebrada autora de livros de autoajuda que no dia anterior participou de uma palestra superconcorrida, apareceu para ministrar a segunda prática do sábado que também estava muito lotada.
Calcada absolutamente na Kundalini Yoga com algumas pitadas de passagens de “Um Curso em Milagres”, mas sem usar turbante e roupa branca, a prática com a Gaby teve como título, Amplify Your Intuition, ou seja, Amplie sua Intuição.








Em toda prática, onde ao fundo havia uma trilha sonora intensa com músicas americanas dos anos oitenta e mantras sounds, o movimento com os braços durante a execução das posturas foi muito exigido. Gaby parecia uma pastora! Melhor dizendo, uma pregadora motivacional.

Somando-se ainda a permanência longas em alguns dos ásanas, a professora conduziu o público a entoar muitos mantras no sentido de energizar, inspirar e conectar as pessoas com elas mesmas e ainda começar a remover bloqueios e energias estagnadas, para clarear a mente, liberando as tensões do corpo para sobretudo interligar-se com a sabedoria interna. Sat Gure Nameh! Sat Nam! Bring me higher LOVE! (Steve Winwood) Muito inspiradora essa música!






GARY KRAFTSOW




Yoga for Life: Cultivating a Conscious Relationship with Your Spine, ou seja, Yoga para Vida: Cultivando uma Relação Consciente com sua Espinha, foi a prática transmitida por Gary Kraftsow. Como o próprio nome da aula diz, o cerne da questão é de se cultivar uma relação consciente com a sua espinha, isto é, a coluna vertebral, que no decorrer da vida vai absorvendo todos os impactos que se possa imaginar ou não.

Assim, como quando se respira surge o movimento, ao mesmo tempo a espinha também se movimenta. E os breathcentric ásanas, posturas e respiração, especificamente as utilizadas no Viniyoga foram as ferramentas apresentadas para este fim, pautado ainda em apresentações teóricas através de power point.


NORA BENIAN



Os Segredos da Sequência de Yoga do Sivananda, em inglês, The Secrets of the Sivananda Yoga Sequence, foi a prática do primeiro horário do Domingo. Ministrada pela professora Nora Benian (Sundari).

Composta de doze posturas essenciais incluindo inversões, flexões, retroflexões, torções e alongamentos laterais, talvez o segredo seja que savásana, é realizado entre todas as posturas para trazer o nível cardíaco ao normal e para que a próxima postura seja feita de um jeito mais relaxado.

No entanto, essa alternância rítmica entre esforço e descanso tem como objetivo ativar progressivamente o sistema nervoso parassimpático do corpo, aliviando a tensão e o estresse, criando a sensação de relaxamento e bem-estar.


GARY KRAFTSOW




Yoga for Life: Cultivating a Conscious Relationship with Your Autonomic Nervous System-Pranayama, ou seja, Yoga para Vida: Cultivando uma Relação Consciente com o Sistema Nervoso – foi a segunda prática do Domingo. Estresse e cansaço são estados que ocorrem no dia a dia de todos nós. Nesta prática o professor apresentou algumas técnicas respiratórias específicas e ainda os breathcentric ásanas com o objetivo de criar e manter o equilíbrio da energia durante o dia visando a vitalidade e o relaxamento. Pranayama é a compensação para o ásana; e, no Viniyoga há vários modos para controlar a respiração e cada um tem seu efeito
Se quisermos aumentar a extensão axial da espinha, enfatiza-se a inspiração com a extensão do peito. Mas, se estamos agitados e desejamos acalmar-nos a inspiração deve ser enfatizada na barriga.  Ao expandir o peito ao inalar, o efeito está mais no que chamamos de brahmana, expandir, energizar e nutrir. 

E quando se expande a barriga na inalação, é o que denominamos langhana, o que reduz, elimina e estabilizando a energia. Então, se o objetivo é   brahmana pranayama, fazemos uma prática energética, o que inclui posturas backbends em pé como virabhadrasana ao modo Viniyoga, aumentando-se o tempo de inalação, adicionando uma curta retenção após a inspiração. Mas, se o objetivo é uma prática mais tranquila, langhana pranayama, realiza-se torções sentadas, aumentando-se o tempo de exalação, mantendo-a um pouco suspensa após.


NOAH MAZE




Baseado na Califórnia em Los Angeles, o professor de Yoga Noah Maze, ministrou a prática Introspect, ou seja, Introspecção, uma aula em que passagens da Gita foram contadas pelo professor, enquanto os alunos realizavam os ásanas que transmitia.
Além disso, detalhes sobre a anatomia do corpo em relação a maioria das posturas que se executava eram bem transmitidos, levando os praticantes a se conectarem mais ainda com o que faziam no momento. O Yoga tradicional expresso na sua essência, como deve ser.


MONDAY FULL-DAY WORKSHOPS

Os workshops intensivos da Segunda Feira, Monday Full-day Workshops, foram apresentados pelos seguintes professores: Annie Carpenter, Bo Forbes, Leslie Kaminoff, Noah Mazé e Shari Vilchez-Blatt. Escolhemos participar do workshop da professora Bo Forbes.


BO FORBES




Cultivating Happiness: Simple Practices to Balance Anxiety, Lift Depression, and Build Stress Resilience, ou seja, Cultivando a Felicidade: Práticas Simples para Equilibrar a Ansiedade, Sair da Depressão e Construir Resiliência em Relação ao Estresse, foi o workshop de dia todo que Bo Forbes ministrou no Yoga Journal Live New York/2016.

Bo Forbes é fundadora da Terapia de Yoga Integrativa, Integrative Yoga Therapeutics, um sistema especializado na aplicação terapêutica do Yoga no combate da ansiedade, insônia, depressão, dor crônica, machucados, desordens imunológicas e ainda na melhora da performance atlética.

Em suas palavras, ela diz que: A maioria das pessoas não estão conscientes de que dentro de nós existe uma rede de comunicação entre o corpo e a mente que contribui para os padrões de ansiedade e depressão. Esta rede inclui o sistema nervoso autônomo, o sistema nervoso entérico, o sistema imunológico, caminhos de modulação da dor e o tecido conectivo matriz. E para realmente mudar, nós temos que acessar essa rede de comunicação entre o corpo e a mente e modificar os padrões nesse sistema corpóreo.

Em conjunto com os neurocientistas Dave Vago e Norman Farb do Mind & Life Institute Forbes estuda os efeitos do Yoga na ansiedade e depressão, explorando o que eles acham ser uma das maiores descobertas da neurociência que é a interoception, também chamado por mindfulness.

Com a atenção voltada para a mente, as práticas ministradas por Forbes, não são como as outras práticas de Yoga, pois são lentas e com a atenção direcionada para dentro do corpo, integrando a respiração a cada movimento.

Bolinhas de tênis são utilizadas em certas partes do corpo como pés, costas e pescoço cuja pressão e movimento massageia o tecido conectivo, o que estimula o estado de relaxamento e calma no coração.

Então, após essas ações, a professora nos coloca perguntas para fazermos: Como está a qualidade da minha mente agora? O quanto profunda está a minha respiração? Um dos pés tem a sensação de estar mais livre do que o outro?

Em resumo, através de ferramentas simples como a realização de exercícios respiratórios, ajustes posturais, prática de ásanas de forma consciente, posturas restauradoras e o trabalho de liberação do tecido conectivo, o praticante aprende maneiras de equilibrar o sistema nervoso, promovendo a resiliência, com empatia e desenvolvendo uma maior autocompaixão.


Workshops de meio dia, com quatro horas de duração foram a novidade deste ano. Houveram três que foram ministrados por Shiva Rea, Baron Baptiste e Danielle March.






Várias práticas e workshops apresentados durante o Yoga Journal LIVE - New York, 2016, foram aprovadas pelo American Council on Exercise (ACE) e os participantes que quisessem um certificado para complementar a contagem de horas de um curso de Formação em Yoga poderiam requerer com antecedência junto ao Registration Desk.


















Em conjunto ao Yoga Journal LIVE - New York, 2016, o Yoga Market estava montado num grande espaço onde os patrocinadores do evento expuseram uma gama de produtos ligados ao Yoga, Ayurveda, nutrição,beleza, dentre outros.

















Aberto ao público em geral, o Yoga Market começou a funcionar na sexta-feira ao meio dia, passando pelo sábado e se encerrando no domingo às seis horas da tarde.

Dentro deste shopping ainda estava montado o The Sangha Space, um lugar onde eventos especiais aconteciam pela manhã, no meio do dia e ao final da tarde, sendo que nesta última hora era acompanhado de happy hours bem servidos com castanhas, mini saladas, refrigerantes e vinhos orgânicos para quem os quisessem.

No Sangha Space e imediações muitas apresentações prendiam a atenção de quem por lá desse uma passada, dentre elas: aulas de Yoga comunitárias, abertas/gratuitas, na maioria das vezes frequentada pelo público não pagante da Conferência. Alguns destaques foram:









Power Flow Yoga Plank Challenge, uma prática dinâmica e fluída que no final houve uma competição para ver quem se sustentava mais tempo na postura da prancha. E o vencedor (a) levou um passe livre para a YJLive NYC 2017!





Sound Off Yoga, com a professora Lindsey Valdez e o DJ Panic, onde os praticantes participaram de uma aula usando um par de fones de ouvidos Sound Off Led HeadPhones que ao mesmo tempo que isolavam os sons externos permitiam que se ouvisse a instrutora e os sons produzidos pelo DJ.

Exploring Prenatal Yoga for Teachers and Students que foi uma aula de Vinyasa perfeita para grávidas e também para professores que quisessem se aprimorar.

Também aconteceu um Fashion Show, um desfile das roupas referentes ao Yoga wear que estavam expostas e à venda no Yoga Market. E ainda, marcando o primeiro Happy Hour, a presença das embaixadoras do LIVE.BE.YOGA Tarah Stuht e Taylor O’Sullivan que foram selecionadas pela YJ para rodarem os Estados Unidos nos próximos seis meses coma missão de documentarem o Yoga por lá e registrarem estórias inspiradoras.






Meditações e Pranayamas diários também aconteciam das sete às sete e meia da manhã, abertas ao público em geral e que foram conduzidas por Alan Finger e Nora Benian.

A Yoga Alliance Americana além de manter um stand no Market place ainda promoveu algumas palestras dentre elas uma que abordava a expansão da prática de Yoga na América.






Na sexta-feira à noite, aconteceu um evento muito concorrido, com “fila de virar quarteirão”: An Evening with Gabrielle Bernstein: True Power, pago à parte no valor de 35 dólares aos registrados na Conference e de 50 para o público em geral. Pelo que se dizia, a mulher era fera, com livros publicados, um deles best seller constante da lista do New York Times. Ligada à Kundalini Yoga, Gaby como é mais conhecida, fez uma apresentação de duas horas abordando o tema de como se ampliar a intuição e aprofundar a sua conexão consigo mesmo e com o mundo, englobando técnicas para combater a ansiedade, ressentimentos e até vícios.







Outro evento especial pago à parte, Sweat, Samadhi and Soundbath, aconteceu sábado à noite, na verdade uma prática de ásanas fluida e restaurativa desenhada por Sarah Platt-Finger e acompanhada por música ao vivo e healing sound de Aya and Tyler’s. Alan Finger também conduziu uma meditação.






Muitos que participaram do evento ou simplesmente passeavam pelo Yoga Market, se quisessem poderiam posar para uma foto fazendo uma postura para aparecer numa capa faz de conta da YJ, imagem esta que era enviada para a conta de e-mail do participante da brincadeira.






As Conferências da Yoga Journal LIVE de 2016  continuam este ano em San Diego, de 23 a 27 de junho, para depois seguir para o Colorado, Estes Park, de 22 a 25  de setembro e então desembarcar em Hollywood, Flórida, de 10 a 14 de novembro, incluindo mais duas conferências no Kripalu Center for Yoga and Health, em Stockbridge, MA, a primeira  de 13 a 15 de maio e a segunda de 2 a 5 de setembro para recomeçar em San Francisco, em 2017, de 13 a 16 de janeiro e retornar à Nova York  no período de 21 a 24 de abril de 2017.

Mais informações em: http://www.yjevents.com/ 

Harih Om!


Photos' credits: a maioria de Tony Felgueiras – YJ Events, Google e algumas de Humberto Meneghin


Nenhum comentário:

Postar um comentário