23 de dezembro de 2015

YOGA, INSPIRAÇÃO E ARTE




HUMBERTO J. MENEGHIN


Yoga, Inspiração e Arte estão na mesma vertente. Não é a inspiração do inspirar de uma respiração, mas sim a ideia repentina e espontânea que vai conduzir o artista a expressar a sua arte ou até uma pessoa simples fazer o que mais gosta. A arte pode se expressar em diversas formas: através da música, das palavras, da pintura, da dança, da interpretação e de imagens fotográficas. Robert Sturmam é um fotógrafo que tem a inspiração artística voltada às imagens, a fotografias criativas e bem produzidas onde a beleza do ásana se expressa na sua essência e sensibilidade. 












Muitos podem não apreciar a forma como modelos yoginis ou yogis se deixam retratar fazendo uma postura de Yoga tendo como pano de fundo cenários para lá de inspiradores, simplesmente por acharem que isso é exibição e não o Yoga que se pratica seja no tapetinho ou fora dele, pois quem “pratica Yoga de verdade” não precisa sair por aí se exibindo em fotos.












Outros mais acham o trabalho de Sturman uma beleza, uma arte comparada àqueles quadros de pintores famosos que nos deparamos nas galerias de museus europeus e que o realizar um ásana para posar numa foto é pura Arte, um meio de conexão entre o corpo, a mente, o Universo.

















Na verdade, a técnica que Robert Sturmam utiliza é a fusão de pintura com fotografia digital o que muito destaca os valores da paleta de cores agregado à luminosidade do momento.














Artista nasce artista e se desenvolve durante a vida. Sturmam é praticante de Yoga e artista muito capacitado e por isso consegue captar com sensibilidade e destreza o momento em que o ásana se conflui ao agora para que a imagem nasça.

Harih Om!


Nenhum comentário:

Postar um comentário