12 de dezembro de 2015

“ASHRAM DOS BEATLES” REABRE EM RISHIKESH




HUMBERTO J. MENEGHIN


Lucy continua no céu com os diamantes, John e George já não estão mais entre nós; mas foi na primavera de 1968 que o inesquecível quarteto inglês passou uma temporada na Índia, em Rishikesh, meditando, compondo, aprendendo com Maharishi Mahesh Yogi. O ashram onde ficaram está na margem oposta do rio Ganges de quem está no Dayananda Ashram.








Muitos podem se perguntar até hoje por que motivo os Beatles foram para a Índia, em Rishikesh para passar uma temporada com o guru Maharishi Mahesh Yogi idealizador da Meditação Transcendental e a resposta mais óbvia é que eles queriam se isolar por um tempo, passar um período longe do mundo agitado que viviam, em especial da fama meteórica. No entanto, aproveitaram o tempo que passaram na beira do Ganges para comporem cerca de quarenta músicas e criarem o White álbum.








O “ashram dos Beatles” como é mais conhecido estava fechado desde 1981, jogado as traças, literalmente abandonado; no entanto, ainda recebia visitas de turistas que iam lá tentar sentir um pouquinho da “vibe” do lugar.








Em 2012, alguns fãs dos Beatles criaram grafitaram um mural com a imagem de John, Paul, George e Ringo, o que acrescentou mais um chamariz para os turistas aparecerem por lá.


As portas do ashram onde os Beatles passaram uma temporada reabriram ao público no início de dezembro/2015, mas as reformas e renovação do lugar ainda continuam sendo feitas como aberturas de trilhas na mata para se observar pássaros, cafeteria e loja para compras de suvenires.








Segundo o Ministro da Floresta, Dinesh Aggarwal, espera-se que músicos de toda parte do mundo venham até o ashram para aprenderem meditação. No entanto, sendo músico ou não, todos são bem vindos; a entrada custa 700 rúpias, cerca de  trinta reais. Vamos lá?


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário