29 de outubro de 2015

YOGA NO AVIÃO: PODE?




HUMBERTO J. MENEGHIN


O piloto não sumiu, mas os cintos de segurança devem permanecer colocados, pois a qualquer hora a turbulência pode aparecer. No entanto, sem dar muita importância a isso e quem sabe aproveitando os momentos de estabilidade da aeronave, certos praticantes tem aproveitado o voo para realizarem alguns ásanas nas alturas. Você já fez isso? Praticou dentro do avião?



É sabido que em voos de longa duração, a maioria dos passageiros só se levantam dos assentos para irem ao toalete e o ficar muito tempo sentado numa poltrona apertada não é bom para o corpo, o que pode causar dores e estresse, trazendo um grande desconforto.


Algumas companhias aéreas, sabendo disso, disponibilizam vídeos que procuram incentivar os passageiros a fazerem alongamentos, sentados, mais especificamente nos pés, pernas, braços e pescoço para prevenir a trombose, o que é raro ver alguém os fazendo. 


No entanto, um o outro passageiro costuma caminhar pelos corredores da aeronave, enquanto os outros dormem, mas nem sempre tomam cuidado de evitar bater nas pernas e pés dos demais passageiros.










Apesar de empresas aéreas como Air France, Delta e Qatar Airways já oferecerem vídeos tutoriais sobre Yoga, isso pode ser um começo; pois o ideal seria também praticar antes de entrar no avião, em salas de Yoga nos aeroportos e é claro com a orientação de um professor qualificado, o que ainda não foi idealizado pelas companhias aéreas, nem para os passageiros que usam as salas Vips. Será que isso poderá acontecer algum dia? Você ouviu essa ideia primeiro aqui!


Algumas poucas cidades americanas e da Europa, em seus aeroportos, já oferecem espaços específicos para prática de Yoga entre uma conexão e outra ou antes de embarcar ou desembarcar, o que já é de grande valia.









No entanto, não raro ver professores e praticantes entusiasmados praticarem, por conta própria dentro da aeronave, seja no próprio assento ou lá para o fundo do avião onde costuma haver mais espaço e também próximo a uma saída de emergência.


Praticar dentro do avião durante uma viagem de longa duração: pode. Algumas posturas que sejam viáveis, durante o momento em que não haja turbulência. E quem sabe, num futuro próximo, nesses aviões de dois andares seja disponibilizada uma sala para a prática de Yoga incluindo professor.

Harih Om!


Nenhum comentário:

Postar um comentário