21 de março de 2015

GANESHA DE CHOCOLATE IRRITA ATIVISTA HINDU




HUMBERTO MENEGHIN


Não foi o coelhinho da Páscoa que teve a brilhante idéia de produzir chocolates comestíveis no formato de Ganesha e outras figuras religiosas como Jesus Cristo, Buda, Moisés e Nossa Senhora de Guadalupe. A responsável por isso: Linda Stern, chocolatier proprietária da Bond Street Chocolate, no East-Village, em Nova York. Muito inconformado por Ganesha ter sido incluído nessa “produção”, Rajan Zed, presidente da Sociedade Universal de Hinduísmo declarou: “Ganesha que é profundamente reverenciado no Hinduísmo deve ser adorado em templos e altares domésticos e não ser comido”. Será que ele tem razão ou está sendo radical?








Mesmo sendo tratados com honra e respeito, consoante afirma a produtora dos chocolates que ostentam o formato de figuras religiosas, a verdade é que essas pequenas estátuas feitas de chocolate que medem oito centímetros e custa cada uma US$ 15 estão ofendendo certos devotos que acham que esses chocolates não deves ser feitos e sequer comercializados para depois serem comidos.


A produtora dos “docinhos” diz que já faz cinco anos que fabrica chocolates em formato de figuras religiosas, que não pretende desistir, e que somente agora é que alguém resolveu implicar e irritar-se com isso.








No entanto, Uma Mysorekar, presidente da Sociedade do Templo Hindu da América do Norte em NYC não concorda com Rajan Zed, sustentando: “Nos, Hindus, consideramos o Universo eterno e Deus Todo Poderoso como um só. Portanto, não diríamos que o Deus está apenas naquele pedacinho de chocolate. Seria mais correto dizer que, quando o chocolate é comido, o Deus retorna a nós, ele está em nosso interior”.


Respeito é bom e todo mundo gosta, seja em relação a aspectos pessoais incluindo a religiosidade. No entanto, muitos optam pelo “deixa estar Jacaré”, não ligam pra isso, por que tem tantas outras coisas mais importantes nessa vida para se preocupar; mas, não teriam a mínima vontade de provar desse chocolate. 

Com quinze dólares cinco Lindts são bem comprados.


Harih Om!

Um comentário: