20 de agosto de 2014

O LEGADO DE BKS IYENGAR




HUMBERTO MENEGHIN


Mesmo para os que ainda não tiveram contato com método de Yoga criado por BKS Iyengar, mas pelo menos já ouviram alguém falar ou leram algo a respeito, sabem e reconhecem a importância e influência que esse professor teve na Seara do Yoga. Sim, BKS Iyengar esteve hospitalizado e desencarnou. No entanto, ao invés de nos atermos a essa situação por que muitos passam na vida, o que mais importa neste momento é destacar o legado que esse Yogi nos deixou. 


Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar foi apresentado ao Yoga aos 16 anos por Sri T Krishnamacharya e somente quando completou 18 anos é que foi enviado por seu guru a Pune, Índia, com a missão de ministrar práticas de Yoga. 


Notando que muitos de seus alunos tinham dificuldade de se colocarem em determinadas posturas, Iyengar teve a ideia de utilizar os props, ou seja, acessórios, como bloquinhos, cobertores, fitas e cadeiras que permitem os praticantes realizarem os ásanas com firmeza e conforto, os quais também são muito adotados em diversas outras práticas de Yoga.


Talvez não pareça importante, mas a utilização de props, que alguns podem achar que se tratam de muletas e que não deveriam ser adotados na construção de ásanas, foi uma das boas contribuições de Iyengar ao Yoga, o que tornou a prática mais acessível a praticantes com formações corpóreas diferentes.  








No entanto, para a grande maioria dos estudantes, seguidores e alguns professores de Yoga, o grande legado que Iyengar realmente nos deixou foi o seu método preciso de praticar  ásanas jungido aos ensinamentos constantes de seus livros que sem dúvida alguma levam os leitores, estudantes ou não, a refletirem sobre a filosofia do Yoga com certa profundidade.


“A Luz do Yoga” livro publicado em 1966, traduzido para diversos idiomas, contendo instruções e fotografias sobre como realizar diversos ásanas de um modo eficaz é considerado por muitos como sendo uma "bíblia" do Yoga. Além deste livro, Iyengar foi autor de cerca de mais 13 livros, incluindo Light on Pranayama e Light on Yoga Sutras de Patanjali.








Muito embora Iyengar tenha sido um dos principais divulgadores do Yoga no Ocidente e eleito pela revista Time, em 2004, como uma das pessoas mais influentes do mundo, muitos podem achar que o Método que Iyengar desenvolveu é limitado, que ele era um professor demasiadamente temperamental, que foi um dos precursores da "Yoga de Marcas” e que quem se certificou com ele ou alguém de sua família tem que se comprometer fielmente ao método e ponto final.


No entanto, BKS Iyengar plantou sementes, um grande número de sementes que se transformaram em “Árvores do Yoga”, árvores essas que seguem fielmente o método que criou ou apenas fazem o bom uso de parte de seus ensinamentos durante uma prática ou pelas passagens da vida.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário