1 de abril de 2014

YOGA NU TÁ NA MODA?




HUMBERTO MENEGHIN


Yoga Nu não é novidade para mais ninguém já faz algum tempo; mas, devido a matérias que levam títulos como: “Yoga com roupa é coisa do passado; moda agora é yoga pelado” – Revista Exame e “Marie Claire testou: Fiz naked yoga em uma sala repleta de desconhecidos", o tema em questão volta à tona e para os leigos isso pode levar a crer que agora só se pratica Yoga sem roupa, o que não é verdade.


As mídias digitais e impressas sempre estão em busca de assuntos que possam provocar certo espanto e consternação no público que as segue e quando se deparam com um grupo de pessoas que pratica ásanas completamente nus isso ganha destaque.








A prática e ásanas completamente sem roupa não é uma grande novidade assim, pois há cerca de alguns anos mesmo em Nova York e ainda noutras cidades americanas como Boston, San Francisco e LA, certos espaços voltados ao Yoga resolveram lançar essa novidade. No entanto, nesses tempos, eram os homens que mais se arriscavam a se reunirem na calada de uma noite para praticarem.


Por um período a novidade deixou de ser novidade, mas como o estúdio Bold & Naked Yoga, no bairro Chelsea, em Manhatan, começou a oferecer práticas mistas onde homens e mulheres praticam na mesma aula, além das que são exclusivamente oferecidas para cada qual em separado, a notícia de praticar ásanas pelado voltou a ganhar destaque na mídia.








A brasileira Exame divulgou em seu website uma matéria com o título tendencioso de que: “Yoga com roupa é coisa do passado; moda agora é yoga pelado”, onde descreve a prática que é realizada nesse estúdio nova-iorquino.


É verdade que New York City é um dos principais lugares do mundo onde dão o pontapé inicial para que alguma coisa se torne moda; mas não quer dizer que se um estúdio localizado em Nova York está oferecendo práticas sem roupas, isso virou definitivamente moda e que praticar com roupa é coisa do passado.








Grande equívoco, pois a maioria dos espaços tanto daqui como de lá as pessoas adeptas de qualquer linha de Yoga praticam vestidos!  Se praticar desnudo fosse pré-requisito necessário para uma prática, independente do estilo, talvez o Yoga não contaria com muitas pessoas interessadas em praticar e ainda estudar as escrituras a fundo.


No entanto, a proposta do Bold & Naked e demais espaços onde se praticam sem roupa pode agradar a troianos, adeptos do Naturismo ou simplesmente curiosos pela possibilidade de se agrupar numa prática onde todos estejam nus e ter um belo corpo não seja o primordial.








A revista Marie Claire por sua vez, mandou uma de suas repórteres para participar da prática de ásanas sem roupa no referido estúdio cujo título da matéria foi: “Marie Claire testou: Fiz naked yoga em uma sala repleta de desconhecidos"


Em trechos da matéria, a repórter corajosa relata:


Ao chegar no lugar imediatamente você é obrigado a seguir as orientações para participar. Tirei os sapatos como pedia o sinal na porta. Os instrutores - Monika Werner e Joschi Schwarz - já estavam ali à espera dos alunos. Os dois são super simpáticos e bastante amistosos com os iniciantes. Cumprimentam todo mundo, perguntam se estamos nervosos. Esse diálogo é ótimo para espantar a sensação de "estou nu com um monte de gente que não conheço" que imediatamente surge na sua mente antes de começar o exercício.


Não vou mentir: na hora que entrei na sala corri e coloquei meu tapete de ioga bem no fundo, em um canto. Seria demais para minha primeira experiência pegar um lugar na frente, onde todos teriam acesso ao meu derrière desnudo. E olha que coincidência, tinha um brasileiro na aula! Só que ele ficou exatamente no outro canto, longe de mim.


Todos tiram a roupa dentro da sala de ioga mesmo. Eu estava ali diante dos alunos e da professora, precisando ficar nua em 1 minuto. Fiz tudo sem pensar muito mais no assunto e corri para o meu tapete. O melhor: a aula é feita sob luz baixa. Isso ajuda muito os novatos neuróticos como eu e perder a vergonha e deixa o ambiente mais gostoso para a prática.








E lá vai pose do gato, do cachorro, do peixe, todos os animais... Pose do triângulo, do guerreiro, da árvore... A aula segue o estilo Vinyasa, o mais popular tipo de ioga. E, acredite, depois que tudo começou, o nervosismo desapareceu. Não tem porque ficar olhando para detalhes do colega ao lado sendo que a concentração te leva a buscar seu próprio equilíbrio e bem estar. Esse desprendimento acontece naturalmente.


Ainda bem, até porque a professora deu um truque e no torce-destorce das poses acabou virando a turma toda para o lado contrário. E eu de última passei a estar na linha de frente.


Quer saber? Praticar ioga nua foi, sem dúvida, uma das experiências mais libertadoras da minha vida. Primeiro porque o fato de que não usar nada nos deixa muito mais soltos para fazer todas as posições. E, o mais importante: durante a aula você realmente se conecta com o seu próprio corpo e percebe o quanto roupas são apenas máscaras. Nas poucas vezes que olhei para meus colegas (pois fazer a aula em inglês é mais complicado) pude perceber a diversidade dos corpos femininos e masculinos que estavam ali. E esta é a beleza da estética, a diferença.


Como disse a professora Monika, em uma breve conversa comigo antes da aula, a naked yoga é uma forma de sentir confortável em sua própria pele e criar mais confiança em seu corpo. “Trata-se de saber, aceitar e amar a si mesmo”, ela comentou. Eu sei que o papo é um pouco conversa de hippie, mas não o desconsidere por isso. Se pensarmos que, atualmente, fica cada vez mais difícil passa incólume pelos padrões de beleza da moda ou das academias, há algo de libertador em exibir o próprio corpo do jeitinho que ele é. Claro que uma aula é pouco para mudar por completo, mas já foi uma conquista me sentir livre e, o melhor, sem julgar mentalmente nenhuma das pessoas que estavam ao meu redor.








Testou e aprovou, mas será que a repórter da Marie Claire vai continuar comparecendo à prática da Naked Yoga, nesse estúdio? E, será que antes de experimentar a Bold & Naked a jornalista já havia participado de uma prática de ásanas vestida?


“Sentir-se livre e sem julgar mentalmente nenhuma das pessoas que estavam ao meu redor”, como disse a repórter na matéria que escreveu, pode ter sido válido naquela situação. No entanto, como já estamos carecas de saber, para se sentir Liberto no Yoga, praticar ásanas sem roupa não é o requisito necessário.


Esse tipo de prática do Yoga Pelado é feito sob medida para Naturistas e também para aqueles que gostam de se exibir mesmo que seja de uma forma discreta, a meia luz, e ainda para pessoas extremamente tímidas que podem identificar e considerar essa oportunidade para se sentirem desinibidos. Dizer que está na moda, não convence!

Harih Om!



Mais sobre Yoga sem roupa em:


e ainda em :

3 comentários: