8 de janeiro de 2014

IYENGAR MERECE O NOBEL DA PAZ?





HUMBERTO MENEGHIN


Será em 1º de fevereiro deste ano, 2014, que as nominações ao prêmio Nobel da Paz serão encerradas pelo comitê que cuida da escolha daquele ou daquela que poderá merecê-lo. E, para este ano, os seguidores de B.K.S Iyengar espalhados pelo mundo estão muitos empenhados para que ele seja um dos indicados, torcendo para que no dia “D” seja o vencedor. Mas, será que Iyengar realmente merece receber o Nobel da Paz se tiver a boa sorte de ser incluído na lista dos indicados?


Diante de alguns nomes cotados que plausivelmente muitos pretendem que constem desta lista e aptos a merecer o prêmio norueguês estão o da jovem paquistanesa Malala Yousafzai e até mesmo de Julian Assange e do famigerado Edward Snowden.

Ainda que nenhum indiano, nem mesmo Mahatma Ghandi, tenha até agora sido pelo menos indicado ou ganho o Nobel da Paz, o país Índia, berço do Yoga e da sabedoria Védica, quem sabe poderá quebrar esse jejum e ter Iyengar como um possível nominado ou vencedor.







Em 1989, Dalai Lama foi o vencedor do Nobel da Paz e claramente expressou que “a paz mundial deve se desenvolver da paz interior”. E, diante disso, aqueles que se empenham para que B.K.S. Iyengar seja indicado e leve para casa o prêmio sustentam a premissa que não há um homem vivo, hoje em dia, que ensinou com tamanha benevolência sobre a paz interior como Iyengar, demonstrando que o corpo pode por si só servir como instrumento de transcendência através da prática do Yoga.

Recentemente, em dezembro/2013, Iyengar completou 95 anos tendo em seu currículo as publicações de livros como: Light on Yoga, Light on the Yoga Sutras of Patanjali e Light on Life.








E, agregado a esses feitos, com a utilização de vários acessórios como fitas, pequenos blocos, dentre outros props, tornou acessível a prática das posturas a inúmeras pessoas em mais de setenta e dois países do mundo incluindo a China.

Ainda que muitos não adotem e nem simpatizem com a forma de praticar ásanas que B.K.S Iyengar desenvolveu, uma vez que para ensinar a sua linha os professores têm que se certificarem e fielmente se comprometerem com o método, vários o consideram a “face” do Yoga e por inúmeras boas razões deve ser cotado para o prêmio. 






Os seguidores de Iyengar adoram a seguinte citação do mestre:

Antes da Paz entre as nações, nós temos que encontrar a Paz na pequena nação que é o nosso próprio Ser.”

Será que Iyengar tem chances? Chico Xavier não teve.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário