HUMBERTO MENEGHIN
Considerado pelos Hindus, Jainistas e Sikhs como a mais importante comemoração do ano, Diwali ou Deepavali, o festival das luzes é celebrado habitualmente entre os meses de setembro e novembro, dependendo da fase lunar e solar.
Neste ano de 2010, próximo ao começo do período de lua nova, o Diwali se iniciou no dia cinco de novembro e por cinco dias será comemorado por inúmeras famílias na Índia, Nepal e diversos outros países pelo mundo.
Como as festividades de ano novo que ocorrem a cada dia 31 de dezembro, aqui no ocidente, onde muitos rituais são realizados, principalmente no Brasil, a celebração do ano novo para os hinduístas é marcada por muita alegria e luminosidade. Incontáveis velas são acesas em pequenas luminárias feitas de barro cujas chamas nascem do óleo ali colocado, significando o triunfo do bem sobre o mal.
Traduzindo do sânscrito a palavra Diwali (दीपावली Dīpāvali), temos que literalmente Diwali nada mais é do que uma fileira de lâmpadas. No sentido espiritual, isto significa para o devoto o aflorar da Luz da consciência, a Luz interna que dissipa a ignorância pelo conhecimento e que traz discernimento, paz e alegria.
Vestindo roupas novas, comemorando essa especial festividade com fogos de artifícios e oferecendo pujas aos Deuses, os devotos compartilham doces e comida com a família e amigos; o que na verdade é uma troca de energias com o propósito específico de atrair mais prosperidade para a vida e os negócios, durante todo o ano.
Comumente, Lakshmi e Ganesha são os Deuses mais lembrados pelos Hindus, em muitas pujas, durante o Diwali; tudo para que a devoção e fé neles depositadas tornem real e auspiciosa a prosperidade necessária e que todos os entraves sejam definitivamente queimados pelas luzes que foram acessas.
Portanto, independendo de onde estivermos, conectar-se com esta festividade, Diwali, e refletir sobre o seu significado, sobre nós, sobre a vida e mesmo mentalmente se predispor fazer uma puja interior, permitirá que a energia das luzes que brilham em todas as esferas e velas acesas pelo planeta cheguem até você. Assim, toda a ignorância que ainda persiste em se esconder nos meandros do Ser pode começar a ser eliminada. E é isso o que mais vale.
Feliz Diwali!
Namastê Humberto,
ResponderExcluirque legal que iniciou um blog!
Que bom compartilhar um pouco da sua vivência pelos caminhos do yoga.
Muita luz na sua jornada!!
Om Shanti