HUMBERTO J. MENEGHIN
Ela apareceu dizendo que estava sonolenta, com preguiça e perguntou o que poderia fazer para sair desse estado letárgio. Com certeza buscar um dos pranaymas como o Kaphalabati, realizando alguns ciclos. No entanto, uma boa opção para colocar a preguiça para correr e ainda devolver o entusiasmo é a prática do vajra mudra.
No mudra cuja execução é bem simples, os dedos indicadores que representam o raio e o elemento ar, ficam estendidos, enquanto as pontas dos polegares se aproximam das pontas dos dedos médios e anulares sendo que os mínimos trazem apenas um leve toque um pouco mais abaixo dos polegares.
As palmas das mãos por sua vez estão voltadas para cima e o praticante está acomodado de forma confortável em uma cadeira ou em sukhásana ou até em vajrásana, sentado sobre os calcanhares.
Os olhos se mantém fechados e opcionalmente o praticante pode trazer a ponta da língua no céu da boca em kechari mudra com o fluxo respiratório suave e experimentar o gesto do raio por cerca de três minutos; para logo após liberar os dedos e permanecer com as palmas das mãos ainda voltadas para cima com a atenção voltada aos efeitos, ou seja, de como se sente.
Dizem que o vajra é o mudra do conhecimento supremo e comumente faz parte de rituais e símbolos místicos de várias religiões, bem como é considerado uma arma da deidade Indra sendo que no Budismo Vajrayana representa a união dos princípios masculino e feminino.
Além de estimular a circulação sanguinea, o que é bom para quem tem a pressão baixa e não indicado para quem tem a pressão alta, se realizado por muito tempo, o vajra mudra ajuda a remover as toxinas do corpo e ainda a purificar os canais de energia, nadis.
Paralelamente, a preguiça é liberada e um certo entusiamo começa a ser percebido. E, indo mais adiante a prática do mudra pode reduzir a vontade de fumar e ainda de tomar café.
O raio está ai para expressar a sua energia mesmo que não haja qualquer tempestade, prevalecendo a força, o brilho e o entusiasmo.
Harih Om!
HUMBERTO J. MENEGHINé praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira.
Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos.
Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia.
Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA.
Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.
Já estudou e praticou com professores de Yoga americanos em 6 conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga.
MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br
Curta/LIKE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário