31 de maio de 2022

O MANTRA É MAIS EFICAZ QUANDO SE REPETE EM VOZ ALTA?


 

HUMBERTO J. MENEGHIN 

 

Não importando qual mantra o praticante se dedica, mesmo que seja por poucos minutos, todos os dias ou não, comumente há três formas de um mantra ser repetido: mentalmente, sussurando ou em voz alta. Mas, será que se repetirmos em voz alta a palavra, frase ou oração que serve como instrumento do pensamento para aprimorar a concentração, o mantra se torna mais eficaz?

 

Muito podem nem ter parado para pensar nisso porque já se habituaram a repetir um mantra, por exemplo, de forma mental e tem colhido bons frutos em termos de se acalmar, centrar-se no momento presente, aprimorar o processo de concentração e até de ter um desejo ou pedido atendido, mesmo que demore.

 

No entanto, há praticantes que quando reservam alguns minutos para entoar um mantra que é repetido de forma mental, notam que acompanhado a este processo podem surgir pensamentos invasivos, cobranças sobre um compromisso ou algo para se fazer.

 

É claro que quando se toma conhecimento dessas interrupções, isso já é um progresso; mas se isso começa acontecer com certa frequência, pode desmotivar o praticante a continuar com a repetição mental do mantra.

 

Outros por sua vez acham mais rápido “fazer” um mantra de forma mental, sendo discreto, podendo se repetido o mantra em qualquer lugar e hora que ninguém vai ligar. No entanto, noutro dia resolve repetir um mantra em voz alta, mas não tão alta assim, sem a presença de curiosos por perto e então percebe que repetir um mantra em voz alta parece ser mais eficaz, pelo menos em termos de concentração.

 


 

Mas, que diferença há em repetir um mantra mentalmente ou num tom de voz adequado?


A vibração. As cordas vocais ao emitirem um som vibram. Faça o teste: repita o mantra om namah shivaya, algumas vezes com uma das mãos tocando a frente do pescoço e note que a vibração do mantra que é repetido se espalha por ali.

 

Indo um pouco mais, leve a mão agora até o alto da cabeça, repetindo o mantra e então você vai perceber que a vibração do mantra também está por ali, vibrando no cérebro e cada mantra chegando a diferentes áreas e conexões deste, promovendo efeitos únicos que ajudam o praticante a se tranquilizar, mudar o humor e concentrar-se, sem que os fantasmas das interrupções incomodem. Sim, entoar um mantra num bom tom de voz para si mesmo torna-se mais eficaz do que apenas realizá-lo mentalmente.

 

No entanto, o praticante percebe que na sequencia o tom de voz um dia se diminui e o mantra é sussurrado, o que também traz seus bons efeitos; para incrivelmente depois ir para a fase em que o mantra é repetido mentalmente e então nota-se que aquelas interrupções que apareciam quando o mantra era realizado somente de forma mental, não aparecem mais; salvo exceções.

O mantra que começou a ser entoado em voz alta, não tão alta assim, que passou para o sussurro e continuou a se repetido mentalmente, começa a se espaçar, a ficar mais lento, onde mais espaços do silêncio surgem entre uma e outra repetição, permitindo que a concentração, dhárana esteja ali e leve o praticante ao estado meditativo, mesmo que seja breve.

 

A respiração ujjayi muito utilizada na prática do Ashtanga Vinyasa Yoga acaba por ser um mantra que ajuda o praticante a se concentrar enquanto se dedica á sequencia de ásanas. Mesmo assim, o ujjayi, independente da prática de ásanas pode ser utilizado como instrumento do pensamento, ou seja, mantra descobrindo até que ele pode ser o So Ham.

 

Para incrementar a concentração, a percepção de apenas da respiração ou notar melhor o som do ujjayi uma boa dica é colocar os indicadores nos ouvidos, tapando-os e perceber o seu som interno.

 

É bom e agradável, na maioria das vezes, quando uns grupos de pessoas se unem para repetir um mantra em voz alta ou até em um Kirtam onde os mantras se expressam noutra forma, do canto. Não se esquecendo também das orações que são repetidas num templo religioso ou durante uma novena.

 

Novamente repita em voz alta um mantra com qual se identifique e aprecie, notando a vibração que surge pelas cordas vocais, percebendo o som nos ouvidos e até onde a vibração do mantra chega no cérebro, no coração ou em outras partes do corpo. Seu estado tanto mental é físico se transformará.

Harih Om!

HUMBERTO J. MENEGHIN
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. 

Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia

Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  

 estudou e praticou com professores de Yoga americanos em 6 conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 

MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário