30 de abril de 2022

AKASH MUDRA: TRAZ DE VOLTA A CLAREZA MENTAL E ACALMA

 


HUMBERTO J. MENEGHIN

 

Quando um acontecimento externo nos pega de surpresa, na maioria das vezes, algumas pessoas ficam sem saber qual rumo tomar. No entanto, outros se lembram de buscarem um gesto simples e eficaz feito com as mãos, que nos traz de volta ao centro e nos ajuda a clarear a mente. E, esse gesto, é o Akash mudra.

Alguns podem confundi-lo com o shunya mudra onde o dedo médio se posiciona na base do polegar enquanto este pressiona aquele por cima.


No entanto, envolvendo os mesmos dedos, polegares e médios de ambas as mãos, o Akash ou Aakash mudra se resume apenas na união e toque das pontas dos dedos médios e polegares, observando-se que quem o investiga mantém as palmas das mãos voltadas para Cima e está com a postura corporal bem acomodada.

 


A atenção se volta absolutamente aos círculos formados pelos dedos envolvidos na construção do Akash mudra enquanto os demais dedos permanecem estendidos.


Buscando a imersão no Akash, onde o elemento ar que está representado nos polegares se conecta ao elemento éter que está nos dedos médios, o praticante mantendo os olhos fechados e a respiração suave começa a observar os dedos indicadores para então trazer a atenção aos polegares que tocam os dedos médios e em seguida observar os dedos anulares e mínimos para trazer a atenção às palmas das mãos, os dorsos, braços até prestar a atenção nos lados esquerdo e direito do cérebro e permanecer envolto em quietude e tranquilidade.


Após alguns minutos, cujo passar na maioria das vezes nem são sentidos, aquela calma e estabilidade mental começa a se fazer presente, sem que ruídos externos possam atrapalhar, notando que o fluxo de pensamento não está mais confuso e agitado.


Para encerrar, o praticante solta a posição dos dedos e permanece com todos eles estendidos, mantendo as palmas das mãos voltadas para cima e observa as sensações.


Realizado o Akash mudra, o praticante retorna ao seu centro, à clareza da mente, observando um certo alívio, o que contribui para reduzir o nível da pressão sanguínea que de alguns poderiam estar alta bem como no controle da arritmia.


Dizem até que o Akash mudra ajuda a diminuir o jet-lag, aquele cansaço causado numa viagem aérea devido à diferença de fuso horário de um país distante para outro.

Além disso, esse mudra ativa o visuddha chakra, que está na garganta e as emoções que antes eram negativas, como por exemplo, a raiva, se não foi embora parece ter perdido a força que gerava confusão.

Harih Om!

HUMBERTO J. MENEGHIN
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. 

Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia

Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  

 estudou e praticou com professores de Yoga americanos em 6 conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 

MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

Curta/LIKE:

https://www.facebook.com/ADOROYOGA/

Nenhum comentário:

Postar um comentário