31 de março de 2022

É HORA DE RELAXAR, YOGA!

 


HUMBERTO J. MENEGHIN


“It’s time to relax, Yoga” é a frase escrita numa camiseta da cor lilás vendida numa loja de departamentos. Há outras com estampas diversas, na maioria das vezes acompanhada pela palavra Yoga. Mas, será que quem as compra pratica Yoga ou apenas nutre o desejo de se sentir relaxado (a)? No entanto, uma camiseta que propaga Yoga pode levar alguém que a veste, ao longo do tempo, a praticar, buscar o relaxamento tão almejado, mesmo que isso demore. E quando a professora do Espaço pergunta: vamos fazer uma “nidrazinha”? Será que a praticante que chega sabe o que é isso?


É sabido que muitos praticantes vêm para o Yoga, mais precisamente à prática de ásanas com a intenção de relaxar, de diluir o estresse absorvido diariamente seja durante o trabalho, nas relações pessoais e também decorrentes de acontecimentos esperados ou inesperados que surgem.


Apesar da frase na camiseta estar em inglês “It’s time to relax, Yoga” e até chamar a atenção quando outros a vêem, principalmente de quem já se dedica à prática, a pessoa que tem a camiseta um dia decide experimentar o Yoga através de vídeos curtos no YouTube de um professor ou professora que divulga  de forma gratuita para angariar audiêcnia. No entanto, percebe que seria melhor praticar num Espaço de Yoga, numa turma, diretamente com um professor ou professora qualificado(a). E, é o que faz.




Inicia a prática num bom Espaço e já na primeira aula alcança aquele estado de relaxamento tão bom que a sua camiseta com o dizer “It’s time to relax, Yoga”, propaga.


Segue em frente e vai se familiarizando com alguns ásanas do Hatha Yoga e entra em contato com o ato de respirar através da prática de pranayamas, que induz à abstração dos sentidos e à concentração, adorando sem dúvida o relaxamento final comprovando que o dizer da camiseta que comprara está mais do que certo: Yoga relaxa.


Certo dia, a professora convida os alunos (as) a fazerem uma “nidrazinha”. E, então, o que é uma “nidrazinha”?




Conforme consta dos ensinamentos do Yoga, “o Yoganidrá, ou sono do Yoga, é um estado de consciência bem definido, que se situa entre o sono profundo e a meditação, sendo uma técnica de descontração com os benefícios de clarear a mente e elevar a consciência, trazer mais confiança, evitar a perda de energia vital, proporcionar a recuperação da fadiga mental ou física, eliminando a tensão muscular, favorecendo uma boa noite de sono e ainda a estabilidade da pressão sanguínea, batimento cardíaco e ritmo da respiração.


Yoganidrá comumente se realiza quando o praticante está em shavásana, deitado de costas, num lugar tranqüilo e silencioso, por no mínimo dez minutos. Em quatro etapas a técnica se desenvolve: indução, assimilação, preparação para o retorno e o retorno em si mesmo.


Quem conduz o Yoganidrá direciona o praticante a manter-se atento para evitar que caia no sono e para tomar consciência do corpo como um todo, descontraindo-o de forma progressiva. Visualizações são utilizadas, cores, cachoeira, estrela, o alto da montanha, por exemplo, para na sequencia a atenção se voltar ao fluxo respiratório.


A interiorização acontece, trazendo estabilidade emocional e uma sensação de plenitude. Então, chegou a hora do sankalpa, a resolução interior, que é lembrado aos alunos por quem conduz a prática logo no início: uma frase significatica, curta, pessoal, positiva, feita no presente para ser repetida mentalmente no momento certo do Yoganidrá. Por exemplo: eu sou saudável.


O retorno acontece de forma suave e quem conduz o Yoganidrá vai trazendo o praticante de modo natural para perceber determinadas partes do corpo, tomar consciência do momento, da respiração, de onde está, para finalmente ouvir o que pode ser ouvido, observar a mente e despertar-se.


Isso não é bem uma nidrazinha, mas Yoganidrá, uma técnica que pode reforçar o dizer “It’s time to relax, Yoga” que está na camiseta vendida numa loja de departamentos.

No entanto, se o Yoganidrá não for acionado, o relaxamento ao final de uma prática pode acontecer apenas com o intuito de o praticante colher os benefícios dos ásanas que foram praticados enquanto estiver deitado por alguns minutos. Por fim, sabemos que o objetivo principal do Yoga é Moksha, a liberação.

Harih Om!

HUMBERTO J. MENEGHIN
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. 

Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia

Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  

 estudou e praticou com professores de Yoga americanos em 6 conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 

MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

Curta/LIKE:

https://www.facebook.com/ADOROYOGA/


Nenhum comentário:

Postar um comentário