31 de outubro de 2021

QUERO FAZER AQUELA YOGA QUE ACALMA E FAZ DORMIR BEM!

 


HUMBERTO J. MENEGHIN

 

Antes de participar de uma prática de ásanas, aliás, a primeira, já vai logo deixando claro ao professor que quer fazer aquela Yoga que acalma e que faz dormir bem. Alega que o nível de ansiedade está fora de controle, que se irrita com qualquer coisinha que seja e que para pegar no sono é aquela dificuldade. Independente de quais motivos a deixam ansiosa, irritada e insone, aquele que ministra a prática de ásanas sabe perfeitamente que muitas pessoas passam por isso e então resolvem salvaguardarem-se no Yoga. Mas, será que somente com a prática de Yoga conseguem saírem do “modo” ansioso, tornarem-se menos irritadas e dormirem bem pelo menos algumas horas?

Abertamente para quem está passando por períodos de ansiedade, o que não é nenhuma novidade hoje em dia, irrita-se porque algo não sai da forma como deseja ou porque não dorme bem à noite, rolando de um lado para o outro na cama, uma prática de ásanas que envolve muitas posturas de retroflexões pode não ser adequada, ainda mais se a praticante em questão participa da aula de Yoga no final de uma tarde ou à noite.

 


 

No entanto, há o Yoga Restaurativo, aquela aula onde praticamente se realiza posturas pelo chão, usando e abusando de bolsters, almofadões, cobertores, cintos, mascara para tapar os olhos ou até pequenas almofadinhas recheadas com ervas, bem como bloquinhos que tem por finalidade apoiarem partes do corpo quando o praticante está em determinada postura.

 

Dentro disso, pranaymas, respirações longas e suaves são realizadas adicionado também ao Yoga Nidra ou um bom momento de relaxamento conduzido. Sendo assim, o Yoga Restaurativo é uma prática efetiva e funcional, mas que pode ser considerada muito parada, o que pode deixar impaciente quem se irrita com facilidade, mesmo que uma essência agradável de aroma esteja sendo vaporizada pelo ambiente via difusor.

 



Paralelamente a mesma praticante poderá participar de uma aula de Vinyasa Yoga; no entanto, poderá achar a prática muito movimenta e de início não conseguir acompanhar a fluidez da teacher lá na frente que se movimenta com a habilidade de Deusa Hindu.

 


No entanto, uma vertente dessa prática que poderá se enquadrar perfeitamente a essa praticante que quer deixar de ser muito ansiosa, sentir-se menos irritada e dormir bem pode ser o Slow Vinyasa Yoga, ou seja, uma prática fluida que engloba movimentos suaves que está no meio termo entre a restaurativa e o Vinyasa Yoga, envolvendo ásanas realizados em pé, sentado, deitado, bem como posturas de equilíbrio, usando e abusando de flexões intercaladas com suaves torções, com uma boa Viparita Karani junto à parede estando a praticante com o corpo em noventa graus para então entrar em shavásana e antes que prática acabe tentar meditar.

 


Ashtanga Vinyasa Yoga e demais Yogas dinâmicas onde se transpira muito, se forem realizadas as práticas durante o dia poderão produzir uma boa dose de endorfina que irá contribuir para aliviar a ansiedade, tensões e distúrbios do sono de certos praticantes.

 

No entanto, ministrar toda a sequencia de Ashtanga Vinyasa Yoga para um marinheiro de primeira viagem, sem levar em consideração que está fazendo a sua primeira aula, pode assustar quem se inicia, podendo até criar a falsa impressão de que Yoga não é para mim, tal que as posturas exigem muito do corpo.

 

 

Mas, tem gente que resolve fazer aulas de meditação, para aprender meditar; num curso de meditação promovido por um espaço de Yoga da cidade que na propaganda de forma direta já vai anunciando que meditar auxilia na redução do nível da ansiedade, que acalma, faz dormir melhor, que as técnicas são muitas, incluindo pranaymas do Yoga e meditação com mantras e a mindfulness também.

 

Sim, este curso pode ser útil para quem almeje sentir-se melhor consigo mesmo; no entanto, quem irá tentar “meditar” é você de acordo com as técnicas que vai aprender que praticamente focam no exercício da concentração para que você muito, muito mais para frente possa entrar em um estado meditativo decorrente de suas práticas consistentes, regulares; porque, de nada adianta pagar muito caro para ter aulas de técnicas de meditação em um espaço de Yoga se depois que terminar o curso o/a participante deixa de lado tudo o que assimilou e não pratica, não é mesmo?

 

Por fim, existe a simples e boa prática de Hatha Yoga e também do Yogaterapia. A primeira, Hatha Yoga pode ser bem indicada para quem deseja diluir a ansiedade, se irritar menos e dormir com os anjos.

 

Constituída na maioria das vezes por posturas de fácil execução, agregada a pranaymas, relaxamento e meditação uma prática de Hatha Yoga pode ser base e fundamento para qualquer praticante que mais tarde se interesse em experimentar os outros estilos de Yoga.

E, ainda, ramificando-se do Hatha Yoga, há o Yogaterapia que muito bem poderá trazer determinada sequencia agradável e personalizada de ásanas, pranayamas específicos para que alguém consiga dormir melhor, libere a ansiedade e acalme-se. 

Então, para aquela praticante que quer fazer a Yoga que acalma e que faz dormir bem, aqui estão alguns bons esclarecimentos. 

Harih Om!

HUMBERTO J. MENEGHIN
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. 

Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia

Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  

 estudou e praticou com professores de Yoga americanos em 6 conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 

MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

Curta/LIKE:

https://www.facebook.com/ADOROYOGA/


Nenhum comentário:

Postar um comentário