23 de maio de 2021

O EXERCÍCIO OCULAR DO YOGA QUE O PAUL MCCARTNEY FAZ

 


HUMBERTO J. MENEGHIN

 

Exemplo de alguém que pratica Yoga há muito tempo é Paul McCartney; que, recentemente revelou que além dos ásanas e meditação, não abre mão de realizar um exercício ocular, o que a mídia destacou como sendo um tipo de Yoga para os olhos.



Indo direto ao ponto, Paul McCartney disse que o Yoga para os olhos que faz, melhor dizendo um dos exercícios oculares que podem estar inserido dentro de uma prática de ásanas ou não, resume-se em:

focar o olhar  centralizado à frente e depois para cima, retornar ao centro, voltar o olhar para baixo, depois para o lado esquerdo, para o lado direito incluindo também o direcionamento dos olhos à diagonal esquerda superior e inferior bem como levar os olhos à diagonal direita superior e inferior, o que levou o eterno Beatle até divulgar um vídeo de como se faz os exercícios oculares a que se dedica.

  

Drishti é a fixação ocular que muitos praticantes utilizam quando executam determinado ásana seja numa sequencia de Ashtanga Vinyasa Yoga ou num puro Vinyasa ou até em Hatha Yoga, estando os olhos abertos, o que traz concentração, foco e equilíbrio ao praticante.

 


Bhrumadhya drishti que é a fixação dos olhos ao ponto acima das sobrancelhas e nasikagra drishti em que o olhar se converge à ponta do nariz também são bem utilizados em práticas de concentração, o que traz os seus benefícios e que não dispensa orientação de oftalmologista neste tipo de prática caso o praticante tenha algum cuidado específico que deva ter em relação à saúde de seus olhos.

 

Mas, retornando ao exercício ocular que Paul McCartney diz que faz e que lhe melhorou a visão, temos que o mesmo exercício pode ser realizado de forma dinâmica como se os olhos fossem um dos ponteiros de relógio, que no sentido horário começa no número 12, vai indo pela direita passando pelo número 3 chegando em baixo ao 6, depois ao 9 e findando no 12 novamente, o que então poderá continuar assim por mais alguns ciclos ou até mesmo retornar no sentido anti-horário.

 


 

Outra forma de exercitar os olhos durante uma prática ou apenas em alguns minutos de seu dia é estender o braço direito à frente com polegar voltado para cima e fixar o olhar na unha para então aproximá-lo do nariz e afastá-lo ou então trazer o braço em movimento lento para o lado direito com o olhar ainda na unha desse polegar, sem movimentar o pescoço e a cabeça para então retornar de forma lenta à frente trocar o braço e mão, focando o praticante o olhar, agora na unha do polegar esquerdo cujo braço segue de forma lenta para o lado esquerdo com os olhos focando a unha desse polegar, sem movimentar o pescoço e a cabeça para então retornar ao centro.


Há, ainda, o trataka, que é a fixação ocular, por exemplo, à chama de uma vela que está à altura dos olhos e que será focada sem que se pisquem os olhos para então o praticante fechar os olhos lentamente, após alguns minutos e assim descobrir o trataka interno, tal que na escuridão chidakasha de sua tela mental aparece a forma oval da chama da vela que o praticante fixou quando os olhos estavam abertos, o que não é nada de sobrenatural,  visto que é  a imagem da chama focada que a retina reteve e traz de volta de forma natural.

 

Por fim piscar os olhos com certa continuidade para depois de umas trinta piscadas atritarem as palmas das mãos e colocá-las em concha sobre os olhos irá trazer certa sensação de relaxamento e bem estar aos músculos da face e aos olhos. No entanto, além desses bons exercícios que o Yoga traz para os olhos, dentre outros, a consulta anual ao oftalmologista é sempre bem vinda.

Paul McCartney explaining Eye Yoga Exercises

Harih Om!

HUMBERTO J. MENEGHIN
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. 

Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia

Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  

 estudou e praticou com professores de Yoga americanos em 6 conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 

MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

Curta/LIKE:

https://www.facebook.com/ADOROYOGA/

Nenhum comentário:

Postar um comentário