13 de setembro de 2020

QUAL É O SEU PROPÓSITO NO YOGA?

 



HUMBERTO J. MENEGHIN


Pratica Yoga por algum tempo, mais precisamente ásanas, sente-se muito bem, mais flexível, com o corpo e a mente relaxada e até conseguiu melhorar a concentração nas tentativas dispensadas ao processo meditativo. No entanto, apesar dos ótimos benefícios obtidos com a prática, certo dia surgiu uma insatisfação, seguida por uma pergunta: Qual é o meu propósito com o Yoga?

 

Ter um ou mais propósitos definidos na vida, objetivos, em suas diversas áreas, sabendo-se o que se quer; muitas vezes isto não recebe a devida atenção, até que se chega a um certo ponto que alguém lhe cobra algo ou você mesmo se cobra, identificando que o tempo está fluindo e algo aqui ou ali parece estar sem definição, sem um direcionamento específico, perebendo que está sendo levado pela correnteza, sem rumo certo e sem saber onde se quer chegar.

 

O mapa não é o território como já amplamente disseram; no entanto, ter um mapa, um plano para saber o que se quer e onde se quer chegar é de grande valia; o que será adaptado de acordo com as informações que se tem do território.

 

A maioria dos praticantes que decidem participar de pelo menos duas aulas de Yoga por semana ou apenas uma buscam sentir-se muito bem, mais flexível, com o corpo e a mente relaxada, dormir melhor, aliviar aquela dor nas costas alongando-se devidamente, diluir o estresse e até emagrecer; e, assim vai.

 

No entanto, outros mais se enveredam para o processo de concentração que leva a um momento de meditação para então desenvolverem o autoconhecimento agregado a algum ensinamento básico dos textos da Tradição Yoguica e pronto.

 

Noutra vertente, há praticantes que se encantam com a construção das posturas e seus efeitos posteriores que se concentram em explorar a execução de posturas novas e desafiadoras, não dispensando boa atenção a algum ensinamento exposto pelos textos da Tradição.

 





Outros mais, apesar de quererem conquistar corretamente a primeira série do Ashtanga Vinyasa Yoga, sentem-se motivados a conhecer e até estudar um pouco mais sobre o Yoga Sutra de Patanjali. Mas, mesmo assim, alguns podem sucumbir e preferirem apenas os ásanas e nada mais.

 

A praticante que freqüenta o espaço de Yoga já por dois anos, curiosa e por querer conhecer mais sobre Yoga em si, aprofundar-se, fica sabendo que o referido espaço abriu inscrições para um curso de Formação de Professores de Yoga e então, até incentivada por uma colega de prática, resolve junto com ela se inscrever em determinado curso “para ver o que acontece”.

 

Perfeito, aqui notamos que as praticantes colegas estão com um propósito definido em se aprofundar na prática e no estudo do Yoga, mesmo que não alimentem a intenção de se tornarem professoras de Yoga.

 

Paralelamente, há aquele ou aquela praticante que além da sua prática semanal de ásanas, decide ler mais sobre Yoga e até começar a estudar Vedanta de forma on line ou presencial num workshop ou retiro, destacando-se aqui também um propósito definido em ampliar a aquisição de conhecimento; o que pode ter sido incentivado pelo professor ou professora que ministra as práticas de ásanas.

 

No entanto, a pergunta “Qual é o seu propósito com Yoga?” também cabe aos professores e professoras de Yoga que já estão algum tempo formados e ministrando práticas a alguns alunos ou algumas turmas.


Uma das respostas poderia ser: fazer com que os alunos e alunas se sintam bem e saiam da prática melhor que entraram e que desenvolvam o autoconhecimento. E, também se aprofundar mais como professor (a) de Yoga dando continuidade a algum estudo específico, ao estudo do Vedanta ou de uma outra técnica englobando Yogaterapia e quem sabe até fazer uma segunda Formação.


No entanto, vale lembrar que o propósito primordial do Yoga é a Liberação; não importando que isso aconteça de imediato, sem que qualquer fase seja suprimida.

Harih Om! 

HUMBERTO J. MENEGHIN
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos.  

Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia

Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  Já estudou e praticou com professores de Yoga americanos em seis conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 

MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

Curta/LIKE:

https://www.facebook.com/ADOROYOGA/


Nenhum comentário:

Postar um comentário