12 de outubro de 2020

SHAKTI MUDRA: ACALMA E MELHORA A QUALIDADE DO SONO

 


HUMBERTO J. MENEGHIN


É mais do que comum adormecer frente à TV ligada e só acordar quando a apresentadora do Jornal da Cultura está dando “o boa noite final”. Depois, quando resolve ir dormir, na maioria das vezes, o sono não vem de jeito nenhum. No entanto, para recuperar o sono perdido, dormir, ter uma boa noite, sem agitações e pensamentos cortantes, fazer o Shatkti mudra por alguns minutos, ali mesmo pela cama, pode ser uma boa  solução.

Não raro, hoje em dia, ouvir alguém dizer logo pela manhã que não dormiu bem, que a noite foi agitada, que rolou várias vezes na cama em busca do sono que não conseguiu se aprofundar e que pelo menos acordou duas vezes à noite para ir à cozinha tomar um copo de água e verificar se a janela da área de serviço tinha sido fechada. Sem contar, a ansiedade e algumas preocupações desmedidas que não escolhem hora para remoerem na mente.


Tida como a consorte de Shiva, a Deusa Shakti em sua essência emana boa energia e poder evidenciando a mãe divina que está em nós pronta para nos acolher e confortar.

E, para tanto, em honra a essa Deusa, existe o Shakti mudra cujos benefícios são: 

proporcionar àquele (a) que o pratica uma melhora significativa na qualidade do sono, acalmando o sistema nervoso e relaxando pouco a pouco as partes do corpo, com destaque à região pélvica.


Além disso, o Shakti mudra também contribui para aliviar algum desconforto nos intestinos bem como os de origem menstrual, equilibrando, de certa forma, o chakra svadhisthana, localizado no baixo ventre.


Preferivelmente o Shakti mudra deve ser praticado à noite, quando você está prestes a ir dormir para enfatizar a busca do sono ou quando quiser reduzir um desconforto menstrual ou realmente acalmar-se; visto que, este mudra leva o praticante a um estado de letargia, o que não é uma boa idéia se você vai logo depois se dedicar a uma tarefa que demanda atenção total e que tenha que estar bem desperto para realizar.



Então, para realizar o Shakti mudra o praticante faz as seguintes ações com as mãos e o dedos:


  1. Traga os polegares às palmas das mãos para então dobrar os indicadores de dedos médios sobre eles;
  2. Ao aproximar as duas mãos, as pontas dos dedos anulares e mínimos se tocam como se formassem o teto de uma catedral;
  3. Com os braços estendidos frente ao plexo solar, com os olhos fechados e a respiração natural, você se conecta as sensações que aparecem pelos polegares, os demais dedos e as palmas das mãos, notando o abdômen e o baixo ventre;
  4. Não se preocupe em saber quantos minutos já se foram ou irão, apenas fique no mudra e se estiver em sua cama poderá realizá-lo deitado com os braços e mãos ligeiramente elevadas, o que poderá ser desfeita essa posição naturalmente quando o sono vier.

 

O Shakti mudra pode também ser realizado quando se pratica a postura malásana ou utkata Konásana, a postura da Deusa, bem como para aprofundar a concentração durante as tentativas de meditar

Harih Om! 

HUMBERTO J. MENEGHIN
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. 

Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia

Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  Já estudou e praticou com professores de Yoga americanos em seis conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 

MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

Curta/LIKE:

https://www.facebook.com/ADOROYOGA/


Nenhum comentário:

Postar um comentário