7 de setembro de 2020

MEU AUTOCUIDADO? ... YOGA!



HUMBERTO J. MENEGHIN


Gabriela, advogada criminalista, que há alguns dias confessou que não conseguia meditar se não ficasse longe do celular, chegou à boa conclusão de que o Yoga faz parte do seu autocuidado. Mas, o que realmente significa autocuidar-se? Autocuidar-se é usar máscara em tempos de Covid para se proteger e possivelmente não contaminar os outros, o que pode fazer uma grande diferença; no entanto, autocuidado não é só isso.


Logo que nascemos, quando somos bebê e ainda criança, a grande maioria das pessoas recebem os cuidados necessários para viver em vista das limitações dessa etapa da vida. E, o mesmo acontece quando os anos passam e como idosos muitas pessoas também precisam serem cuidadas.

 

No entanto, dependendo da trajetória de vida que uma pessoa leva, vai aprendendo a autocuidar-se ou nem tanto assim. Autocuidar-se perante os acontecimentos que deparamos pela vida, sejam bons ou não. E, então, verifica-se que o autocuidado essencial é aquele que dispensamos a nossa saúde tanto física quanto mental.

 

Foi ao médico, fez todos os exames e fisicamente está muito bem; no entanto, a parte mental anda comprometida, incluindo o emocional sem contar que o contato com o aspecto espiritual anda bem esquecido; pois, levanta, toma o café da manhã, trabalha, volta para casa e dorme; sem contar o tempo que dispensa on line em redes sociais e apps da vida.

 

Por curiosidade, como a Gabriela resolveu fazer, procura o Yoga. Procura o Yoga mais para querer se desestressar, para ficar mais Zen e calma, para poder ter um sono melhor; porque também assistiu num programa num canal a cabo que meditar e fazer Yoga é algo que hoje em dia tornou-se indispensável, para quem se dedica, um autocuidado mais do que bem vindo.

 




Mas, o que faz da prática de Yoga um autocuidado? São os ásanas que além do físico trabalham os aspectos sutis, a energia;  a fluidez dos vinyasas, os respiratórios que são os pranayamas, até mesmo os bandhas em si; não se esquecendo das inúmeras tentativas de concentração para chegar ao estado meditativo.


E alguém mais pode destacar que Yoga não é apenas a União do físico, da mente e do espírito; mas, também o desenvolver o autoconhecimento levando à reflexão de quem eu sou e como ir liberando o que deixa de ter importância.

 

Gabriela passou a considerar o momento da prática como autocuidado, um dos autocuidados que assume em sua vida; porque, gostar-se de si, manter a higiene física e mental, alimentar-se adequada e moderamente, exercer a profissão que ocupa de forma proativa, procurar estar de bem com todos com quem convive, adequar as suas ações ao tempo que tem, vestir-se como gosta e por que não comprar aquele sapato que adorou, também faz parte do autocuidado que se adota.

 

Mas, dá para se autocuidar mesmo que não se dedique ao Yoga? Sim, com certeza. Fazendo terapia seja psciológica ou até artistica e também se dedicar a cuidar de quem precisa. E, melhor ainda, ensinando alguém a também se autocuidar.


No entanto, o Yoga tanto a prática quanto o estudo e entendimento de textos védicos e das escrituras, dentro da medida do possível, trará algo a mais na vida daquele que se cuida, que ao longo do tempo, fará uma enorme diferença e que jamais poderia imaginar que pudesse contar. 

Harih Om! 

HUMBERTO J. MENEGHIN
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira. 

Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos. 

Para o site www.yoga.pro.br escreveu vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta Camps em Rishikesh-Índia

Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA. 

Foi colunista do website da revista Yoga Journal Brasil.  Já estudou e praticou com professores de Yoga americanos em seis conferências da Yoga Journal Live New York. Edita e escreve para o blog Yogaemvoga. 

MARQUE PRÁTICAS & WORKSHOPS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br

Curta/LIKE:

https://www.facebook.com/ADOROYOGA/



Nenhum comentário:

Postar um comentário