29 de julho de 2020

SÓ CONSIGO MEDITAR SE EU FICAR BEM LONGE DO MEU CELULAR!




HUMBERTO J. MENEGHIN

Smartphone, celular, veio para ficar e a maioria das pessoas definitivamente não consegue viver sem um deles. Muitos são os aplicativos, muitas são as facilidades; no entanto, tem alguém que percebeu que se deixar o smartphone ao seu lado no momento que se retira para tentar meditar, não consegue. O bicho está ali, pedindo para ser acessado, para ver se chegou outra mensagem, mesmo se estiver em modo avião. Então, como lidar com essa “situação”?

19 de julho de 2020

PRANA NAS MÃOS: PALMAS AOS OLHOS




HUMBERTO J. MENEGHIN


Atritar as palmas das mãos por algumas vezes e colocá-las em concha sobre os olhos alivia a vista cansada, em especial, de quem hoje em dia passa boas horas em home office. No entanto, está técnica simples e eficaz, não se restringe apenas a isso, podendo ser aproveitada sem qualquer contraindicação.

15 de julho de 2020

YOGA EM VOGA ENTREVISTA – JULIANA ARAUJO – PARTE 3




HUMBERTO J. MENEGHIN



YV – Com o decorrer do tempo, a prática de ásanas naturalmente se aprimora e se modifica tanto para alguns praticantes como para certos professores, salvo exceções. Há alguns anos você se dedicava em executar algumas posturas aparentemente “difíceis” que até poderia considerá-las indispensáveis. No entanto, hoje em dia, algumas delas perderam a graça e até podem não estar sendo praticadas por você e outras mais permaneceram e estão melhores do que antes. Quais são esses ásanas que se foram ou são praticados só de vez em quando e os que ainda permanecem na sua prática pessoal e nas aulas que ministra? Executar ásanas simples, tradicionais e dedicar-se ao processo de concentração e meditação é o que mais vale?

JULIANA – Passei por muitas mudanças na prática, algumas vezes por questões de saúde e agora por estar envelhecendo mesmo. Acho que podemos acompanhar aquilo que é natural de existir. Enquanto você é jovem, tem mais disposição, pode ser mais ousado em experimentar possibilidade de posturas, sendo que isso também tem o lado negativo, que é, talvez, provocar lesões que irão te acompanhar por toda vida, porque muitas vezes a ousadia é acompanhada do descuido e da falta de bom senso do aluno ou do professor.

2 de julho de 2020

KALESVARA: O MUDRA QUE ACALMA E TRAZ CLAREZA MENTAL



HUMBERTO J. MENEGHIN


Quando se está imerso numa situação onde a agitação, dúvidas e estresse estão presentes; muitos se deixam levar por esses estados e em pouco se sentem exauridos. No entanto, mesmo que a atenção se transfira para o inspirar e o expirar, algumas vezes isso pode não ser o suficiente; e, então, uma boa escolha para se acalmar, ter  clareza mental e retormar o foco é o kalesvara mudra.