HUMBERTO J. MENEGHIN
Se você ainda assiste televisão ou é
interrompido por propagandas em canais do You Tube é possível que já tenha
visto os filmes publicitários do desinfetante Harpic Fresh Power 6 e também das pilhas Duracell. Nessas propagandas, para
intensificarem a essência dos produtos, os personagens levitam; mas, será que
meditam?
Harpic Fresh Power 6 é um
desinfetante específico para ser usado no banheiro, no vaso sanitário e
conforme consta tem a durabilidade de até 500 descargas.
Stela Lua a
personagem que divulga o produto
está acomodada em padmásana sobre uma plataforma redonda verde que até pode ser
confundida com um vaso sanitário, mas não é.
Com o background em lilás, Stela Lua diz: “Adoro Harpic. Inspira sente a fragancia, a espuma ...” e ai vai, com
facilidade, levitando.
No entanto, a
propaganda filme do Harpic Fresh Power 6 foi feita dessa forma tendo por base base uma pesquisa onde foram identificados três perfis de limpeza
dos consumidores brasileiros: o “sensorial”,
que foca em produtos que ofereçam uma fragrância agradável e duradora; de “saúde”, que prioriza produtos que
eliminam bactérias e maus odores e o “perfeccionista”,
que preferem produtos que removem manchas difíceis", explica gerente de
Marketing da marca. E, contudo, muito
provavelmente parte desses consumidores se interessam por mindfulness e quem sabe a prática de ásanas.
Sim, foi uma forma eficiente de chamar à atenção de quem assiste o filme
para a fragancia que o produto oferece e ainda a espuma, o que reforça aquela
sensação de limpeza.
Aproveitando o mesmo
esquema, o da levitação, as pilhas Duracell
fizeram uso do coelhinho mascote da marca que agora se faz acompanhado de uma
coelhinha namorada.
No filme, mais para a parte
final, eles também flutuam, levitam e de uma forma bem
humorada o coelhinho cai e a coelhinha suavemente retorna ao seu mat, tendo como pano de fundo o cenário
do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
A pilha dura mais, muito mais e assim os consumidores não precisam se preocuparar com a pilha para poder
ocupar a mente com outras coisas, o que bem seria aqui, através da
representação dos coelhinhos, a prática
da meditação; no entanto, sem a opção levitar.
Bem provável que os criadores das propagandas
adotem mindfulness ou praticam a
meditação em si e quem sabe o Yoga, pela semana, e, assim, fizeram o link de utilizarem esses aspectos nas
propagandas que desenvolvem, mesmo que
de uma forma leve e irreal; porque, por enquanto a levitação não é tão evidente
assim para quem se dedica às várias tentativas de meditar.
Harih Om!
HUMBERTO
J. MENEGHIN
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira.
é praticante e professor de Yoga em Campinas/São Paulo, Brazil. Tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer e estuda Vedanta com Glória Arieira.
Especializou-sem em Yoga Terapia Hormonal para
a Menopausa e Problemas Hormonais com Dinah Rodrigues e também
Yoga Terapia Hormonal para Diabetes e Hormônios Masculinos.
Para o site www.yoga.pro.br escreveu
vários artigos e traduziu textos sobre Vedanta de autoria de Sri Swami
Dayananda Saraswati com quem já teve o privilégio de estudar nos Vedanta
Camps em Rishikesh-Índia.
Participou
do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga –
Primeira Série – com David Swenson, em Austin, Texas, USA.
Foi colunista do website da
revista Yoga Journal Brasil. Já estudou e praticou com
professores de Yoga americanos em várias conferências da Yoga
Journal Live New York. Edita e escreve para o blog
Yogaemvoga.
MARQUE WORKSHOPS & PRÁTICAS DE YOGA: humbertomeneghin@yahoo.com.br
Curta/LIKE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário